sábado, 21 de setembro de 2019

Gestão de Segurança da Informação #1 - Intro

Bom, a maioria não sabe, mas eu estou agora lendo um livro quase que completamente diferente da vida ficcional desse blog. Escrito por Marcos Sêmola, cujo currículo extenso pode ser achado quase que publicamente temos


A parte boa é que tem o livro na Amazon então eu não preciso escanear a capa. Hu3

Eu me pré-dispus a fazer similarmente ao desafio de 30 dias de RPG com o livro mas pela quantidade de páginas deve durar menos do que isso. Então simbora pro primeiro dia de leitura do livro, o que rendeu os 2 primeiros capítulos, não to contando o terceiro porque está explícito que é um resumo do outros dois anteriores.

Vamos lá, esse é um livro que é voltado para um público alvo mais seleto, diferente de um livro de ficção, então a primeira coisa que eu acho que eu tenho que fazer é tentar pensar mais ou menos como eles. O livro tenta dar uma abordagem mais executiva sobre a importância da segurança da informação então a mentalidade é empresarial, o que indica que a linguagem esperada é menos carregada de tecnicismos de pessoas acostumadas com o assunto, e talvez tenha mais influências de linguagem executiva.

Como coisas executivas, ele é um livro curto. Ele não pode se dar ao luxo de ser um livro sobre o qual vc precisa analisar bastante, o que não significa que sua leitura desse livro não deve ser analítica, mas significa que ele tem menos de 200 páginas, ele é estruturado de uma forma quase linear, e com uma abordagem quase que pedagógica. Primeiro ele te dá um retrato grande, e daí ele faz uma analise geral, e recorta em pedaços e faz análises desses pedaços, até aqui tudo dentro do esperado.

Talvez o próprio Sêmola tenha ficado preso a esse formato de conteúdo. Nesse sentido publicações científicas podem se verdadeiras prisões.

Então o grande bacana até agora é que o livro não mede comparação e analogias. O que é precisamente aquilo que um leigo/executivo precisa porque a melhor forma de você aprender algo novo é associar com algo que você já conheça. O livro explora esse recurso ao máximo, o que é bom porque voce consegue assimilar bem rápido a idéia, mas eu acredito que abusar dessa técnica tenha o seu lado ruim que, as vezes, analogia não encaixa tão bem no modelo que você quer desenhar, e em alguns momentos parece que a analogia talvez não fosse a melhor saída pra a explicação de um conceito.

Outro ponto que é uma faca de dois legumes é o uso de figuras que também são usadas extensivamente. Aqui eu tive alguma dificuldade porque a maioria das figuras não eram intuitivas para mim. Eu acredito que quem está acostumado com a visão executiva vai ter mais facilidade de entendê-las, mas a minha visão mais matemática não conseguiu relacionar os elementos das figuras muito bem, apesar delas adicionarem algum sabor ao texto.

Mas a idéia do livro é muito bacana porque ela tenta desengessar essa idéia de que segurança é despesa pra reduzir/mitigar risco, mostrando que é possível gerar receita adicional através do investimento em segurança. O que é MUITO importante pra quem trabalha nesse meio.

Por enquanto isso é só, foi só uma palinha do que há por vir porque ainda tem mais algumas páginas pra ler, e a continuação disso vem amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário