domingo, 29 de setembro de 2019

Gestão da Segurança da Informação #5 - Emersão

Bom, a maioria não sabe, mas eu estou agora lendo um livro quase que completamente diferente da vida ficcional desse blog. Escrito por Marcos Sêmola, cujo currículo extenso pode ser achado quase que publicamente temos


Terminei o capítulo 6, kct! To me sentindo um Security Officer já. Falta pouco pra cruzar a linha de chegada porque eu já terminei o capítulo 8 também já que esse e o 9 são bem curtinhos, amanhã ou depois de amanhã eu acho que eu encerro o livro. E faço um apanhado geral de tudo o que tem de bacana.

Mas enquanto isso vamo lá. Deu pra sentir que nesse 6 capítulo acontece aquilo que acontece com a maioria dos escritores, a gente vai engrenando legal aí quando chega um pouco depois do meio o gás começa a acabar e a gente só quer que as coisas terminem logo. O mesmo acontece com o final do capítulo 6 onde a fragmentação dos tópicos começa a ficar cada vez maior e por consequência gerando fragmentos de sub-capítulos bem pequenos.

Reiterando, o capítulo 6 é o mais extenso e também é o mais instrutivo, e consequentemente acaba também sendo um capítulo muito mais de consulta do que da necessidade de permanência de conhecimento. Se eu fosse de fato um Security Officer provavelmente leria bastante e citaria o capítulo 6 o tempo inteiro, da mesma forma como eu pego as documentações que eu escrevi e cito elas o tempo inteiro pra explicar pras pessoas como é que o meu trabalho funciona.

Já o capítulo 8 que é o seguinte uma vez que o 7 é o terceiro e último Knowledge Checkpoint. Ele é bem direto, chegando a ser técnico. Ele é curto e grosso, mas também fala muito sobre como segurança da informação vem sendo implementada e ganhando força no mercado entre as empresas. Honestamente, eu comprei a idéia, se eu fosse convencer alguém a investir em segurança eu diria pra ele começar pelo capítulo 8 pra depois ler o resto.

Agora só falta ler o capítulo 9 e encerrar. Em termos de experiência, foi bacana, mas não recomendo a todos não. Recomendo a aqueles que querem entender porque segurança da informação é realmente importante no mercado.

Vamo fechar esse desafio, meu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário