sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Gestão da Segurança da Informação #4 - Emergindo

Bom, a maioria não sabe, mas eu estou agora lendo um livro quase que completamente diferente da vida ficcional desse blog. Escrito por Marcos Sêmola, cujo currículo extenso pode ser achado quase que publicamente temos


Segura mais um pouco que estamos quase lá. Até agora não falei nada de interessante que vocês queriam, só a minha experiência enquanto leitor de um tipo de livro que eu nunca havia lido até então.

E eu não estou totalmente perdido. Tem muita coisa que o livro é bem claro, explícito e algumas vezes até redundante. Parece até artigo científico porque, diferente de um texto de ficção, geralmente quando você começa a usar um termo você passa a conviver com aquele termo no seu texto para sempre. Foi assim no meu TCC, e é assim na maioria das produções científicas. Então se você estiver escrevendo um TCC ou um artigo, acostume-se a repetir os termos.

Esse capítulo 6 é bastante extenso e eu ainda não o terminei, mas ele é o mais instrutivo no sentido de te dar uma idéia mais clara do modo sugerido de ação, baseado nas experiência do próprio Sêmola e dos padrões de indústria de segurança da informação. Me arrisco a dizer que não foi só isso, deve ter tido mais material do qual toda essa idéia foi extraída, mas não dá pra afirmar pelo texto do livro.

Esse capítulo também faz o papel de juntar algumas peças que ficaram meio soltas no capítulo anterior, que ainda continua sendo o coração do livro e junta com outras peças que são externas aos conceitos específicos de segurança da informação. Muitas delas relacionadas a conceitos que eu já estou acostumado que são relacionados a T.I. afinal é difícil falar de Segurança da Informação sem falar da Tecnologia da Informação uma vez que são tópicos concorrentes, porém relacionados.

Eu senti que esse é o capítulo mais claro do livro sobre tudo o que foi colocado até agora. Muitas dúvidas que eu possuía até agora que eram externas ao livro foram encerradas. Isso é bacana e inusitado, o que mostra que o livro tinha mais a oferecer o que a proposta inicial que eu imaginava. Interessante....

Segue o desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário