quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Gestão da Segurança da Informação #6 - Fim

Bom, a maioria não sabe, mas eu estou agora lendo um livro quase que completamente diferente da vida ficcional desse blog. Escrito por Marcos Sêmola, cujo currículo extenso pode ser achado quase que publicamente temos


Ok, ok eu sei que eu atrasei, a causa não foi boa mas vamos lá que eu ainda tô vivo, bora pro final da experiência de ler esse livro.

Cheguei no final, e o final foi meio que uma viagem no tempo. O livro foi escrito há algum tempo atrás, apesar dos temas serem atuais até hoje, mas o finalzinho deixa bem claro o que estava acontecendo. O que é um tanto quanto surpreendente a visão empresarial do autor que fez uma certa aposta de coisas que já acontecem hoje em dia e são até um tanto quanto esperadas até. São coisas que existem no meio onde eu trabalho.

Não teve fechamento com chave de ouro, mas a atualidade do livro mostra que o que era preocupação para poucas pessoas no passado agora tomou dimensões bem maiores a ponto de tomar o mainstream. Segurança da Informação se tornou presente não só pelas questões de privacidade que ficaram famosas com os escândalos do Cambridge Analytica, mas as pessoas estão cada vez mais atentas a informação que lhes é passada.

Ok nem todo mundo, mas cê já sabe disso.

Mas eu saí satisfeito, apesar da sensação de que eu tenho que reler o capítulo 4 pra embasar uma série de conceitos, eu não passei totalmente em branco porque na minha vivência no meu emprego atual eu tenho recebido pelo menos alguma informação sobre o assunto. Alguns sentimentos ficaram como o de que o livro está voltado mais para pessoas que ocupam realmente cargos executivos, mas deu pra notar também que ele é muito útil pra quem deseja criar um diálogo com o setor executivo. Tenho quase certeza que se me colocarem pra passar uma idéia pra um cara desse tipo eu pelo menos consigo me virar sem estragar tudo.

Então é isso galera, por enquanto, talvez eu fale um pouco mais de Segurança da Informação já que eu to nadando por essas águas, mas por enquanto a gente vai ficar só com essa experiência que eu tive na minha leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário