quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Polêmica #32 - Privacidade nas Redes Sociais

Recentemente rolou um experimento alertando as pessoas dos perigos que existem nas redes sociais.


Seria muito mais fácil se tivessem essas placas espalhadas por aí não é?

Só que não tem e o que é que a gente faz? Vamos por partes porque privacidade na internet é uma coisa mais complicada do que se imagina.

Vamos começar com o primeiro ponto mais complicado de todos. Redes Sociais existem desde 1700 e antigamente, obviamente sem computadores, e existem com o único propósito de disseminar informação. Em outras palavras, elas foram criadas para que você possa expôr alguma coisa para pessoas que você não faz nem idéia que existem usem essa informação para qualquer fim. De preferência um fim benéfico.

O Orkut e o Facebook forma criados para, adivinha só, disseminar informação pessoal! Seja para que você conhecesse mais pessoas mais facilmente bem como outras pessoas pudessem lhe conhecer também sem a necessidade da aproximação geográfica.

O experimento realizado foi o do sequestro de pessoas através de encontros marcados através da internet. E a conclusão que se dá pra chegar é: As pessoas são ingênuas.

Por que? Porque a internet tem um problema que até o mundo real tem que é a veracidade de uma informação. Se alguém falar pra você que nasceu no Ceará essa pessoa pode estar falando tanto a verdade quanto a mentira, e você só vai saber se você cavar essa informação da pessoa de alguma forma. O mesmo acontece na internet. A foto daquela menina bonitinha ou daquele rapaz bonitão pode ser completamente editada bem como pode não pertencer a pessoa que está colocando ela na internet.

A solução simples pra isso é: Não coloque informação pessoal na internet.

O problema é, a maioria das redes sociais foi feita JUSTAMENTE PARA ISSO, disseminação de informação pessoal. Isso é um problema sério, como ao mesmo tempo é uma solução. A polícia utiliza isso para localizar criminosos, bem como os criminosos usam isso para planejar suas atividades. Empresas utilizam isso para verificar a informação de candidatos e monitoram o comportamento dos profissionais nas redes sociais para filtrar os melhores.

Então é muito complicado você dizer simplesmente para as pessoas usarem redes sociais e evitarem compartilhar informação pessoal. Não faz sentido nenhum. O que deveria ser feito é educar as pessoas para que elas não sejam tão ingênuas e mais corretas.

Então antes de acreditar em qualquer informação de rede social, pesquise. As pessoas se aproveitam do anonimato e da exposição das outras pessoas para conseguir vantagens.

Ou seja, a placa de cuidado está sempre presente.


Imagens:
pixabay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário