terça-feira, 8 de setembro de 2015

Polêmica #31 - Alemanha vs. Grécia

Após as crises de 2008 e 2009 nos EUA, a Europa mergulhou em um profundo caos.


Agora imagine a Europa com perninhas pulando dentro dessa palavra aí.

Sério. A Europa ta em crise faz mais de cinco anos. A crise ja repercurtiu na Inglaterra, Espanha, Portugal, Grécia e por aí vai. Em outras palavras, está afetando a união européia inteira, porém ela não cai porque tem alguém que ta segurando a porra toda, e o nome desse alguém é, Alemanha.

Economia é uma coisa complicada de se discutir, especialmente quando a gente entra no meio das questões politicas, que é basicamente o atual problema da Europa. Você tem uma unificação da moeda, porém você não tem uma unificação da política. Em outras palavras, você pode comprar mercadorias, de qualquer lugar, mas o modo como você obtem dinheiro e paga o governo em todos esses lugares é completamente diferente.

Então vamos tentar entender um pouco porque a Alemanha ta segurando as pontas da Europa, porque a Grécia está afundando, porque é importante salvar a Grécia, e como salvá-la.

Antes da crise de 2008 tava tudo indo muito bem. O mercado era bastante confiável, porque a coisa funciona em cima do tempo. Bancos emprestam dinheiros a empresas, e sobre esse dinheiro colocam juros. Quem pega dinheiro emprestado com o banco sabe que vai pagar mais do que pegou emprestado. Um investimento em uma empresa privada é mais ou menos a mesma coisa, só que você não tem a garantia de que você vai receber mais dinheiro do que você injetou na empresa. É como se você emprestasse dinheiro pra empresa apostando no sucesso dela.

A crise aconteceu quando as empresas, especificamente as do mercado imobiliário, não tinham mais dinheiro para pagar os bancos, ou seja, o banco vai ficar sem dinheiro. Um banco sem dinheiro não pode mais fazer o seu negócio de empréstimos porque não tem mais o que emprestar com juros. Se não pode emprestar, a quantidade de crédito que as pessoas tem para fazer compras cai. Lembrando que crédito é basicamente dar a sua palavra de que você vai pagar no futuro. E isso no jogo das empresas é um ponto crítico. Elas estão sempre precisando pagar alguma dívida gerada por algum empréstimo pra continuar funcionando. Não todas as empresas, mas geralmente é assim que funciona. E foi assim que aconteceu.

Quando a quantidade de crédito de um país cai, o poder econômico inteiro dele vai junto, sendo que a quantidade de crédito que ele tem é basicamente a quantidade de confiança que existe nos pagamentos de empréstimos e compras a crédito. Vamos exemplificar isso melhor:

Suponha que você brotou no mundo agora. Nu, sem roupas. Como é que você vai resolver a situação de arrumar roupas para trabalhar?

A resposta é: Crédito!

Você compra uma roupa no crédito, e no mês que vem você paga ela. Com essa roupa que você comprou no crédito, você deve ser capaz de arrumar um emprego e com isso pagar a roupa e outras despesas que você vai pagar no crédito também, como por exemplo, comida.

Ok, o exemplo não ficou muito bom porque ninguém vai aceitar que você entre pelado em qualquer lugar para arrumar crédito pra fazer qualquer coisa, mas acho que dá pra entender. Tudo fica mais evidente na parte da comida.

Só que com a crise e a falta de dinheiro nos bancos, a quantidade de crédito diminui. O banco só vai emprestar dinheiro, para quem puder realmente pagar. E olha que só vai emprestar pouca grana e provavelmente a juros altos porque precisa repor o dinheiro que perdeu naquela dívida. Resultado: pequenos empreendedores não conseguem dinheiros para iniciar os seus negócios e gerar empregos, menos empregos significa menos gente ganhando dinheiro, e menos gente ganhando dinheiro significa que menos pessoas poderão pagar empréstimos, logo menos pessoas irão nos bancos efetuar tais operações e vai ficar mais difícil para o banco fazer dinheiro. Dá pra entender o ciclo vicioso?

Pra segurar as crises, os governos pegam empréstimos com bancos, externos ou internos, pra poder injetar no país e fazer a economia girar novamente, e isso aconteceu com todos os países que existem, desde os EUA até a China.

O problema é quando vem mais uma crise e o banco não quer te emprestar porque você ainda não pagou a outra. Esse é o caso da Grécia. Tinha um empréstimo altíssimo com o FMI e com o Banco Central Europeu. Veio a crise e ninguém quer mais emprestar dinheiro pra eles porque tem uma dívida aí ja pendente.

Ok. Problema da Grécia Explicado.

Mas tem um cara que quase não foi afetado pela crise, e esse cara é a Alemanha. Por ser muito produtivo, o povo alemão geralmente consegue se reerguer das cinzas e pagar os empréstimos todos que financiaram a saída do caos gerado pelas guerras. A alemanha fez isso depois da primeira, e fez isso depois da segunda guerra. Esse povo gosta mesmo de trabalhar.

E é basicamente esse cara que pode salvar a Grécia. E salvá-la é bom para a união européia, pois conforme a grécia entra em crise, a economia dos outros países, por serem feitas a partir do euro também, decresce. Ou seja, para os países que utilizam o Euro, é interessante sim salvar a Grécia, ou pelo menos para os países que estão sofrendo retração econômica, o que não é o caso da alemanha.

Só que a Alemanha não está afim de ajudar a Grécia, se eles não obedecerem a uma política fiscal e econômica diferente. Os países que já se ajustaram melhor economicamente não precisariam ajudá-la, e isso provavelmente faria com que a Grécia rompesse com a união européia. Sabe-se lá qual é o efeito que isso poderia ter na economia européia.

A forma de tirar a Grécia da crise é emprestando dinheiro, ou sofrendo junto com ela. Agora resta achar quem vai fazer o empréstimo, ou se o continente inteiro está de acordo em sofrer retração econômica até que o país se estabilize.

Posso estar errado porque eu não sou o mestre da economia, mas acredito que o caminho é por aí.


Imagens:
portalmaritimo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário