quarta-feira, 2 de setembro de 2015

E a Economia está Normal

Economia é uma coisa complicada. O dinheiro roda de um lado pro outro e no final quem fica sem dinheiro é a gente.


Só que economia não está relacionada a dinheiro.

Mas dinheiro ainda é importante porque é uma peça importante na economia, porém dinheiro está diretamente ligado com finanças, e não com economia. Então a gente vai dar uma pincelada em economia pra dizer como é que a coisa funciona. E vamos começar com o fato de que economia está ligada a produção e distribuição de coisas, em outras palavras, escambo.

Não brincadeira, não é escambo. Escambo é apenas uma transação de bens. Economia estuda a distribuição, produção e consumo disso. Só que transações são formas de distribuição de bens, que geralmente serão consumidos entrando mais um pouco no estudo disso aí. Arquimedes já estava debatendo economia antes mesmo de se pensar em dinheiro, rapá.

Então agora vamos pular o tempo e vamos aqui para o momento que estamos. Onde dinheiro move o mundo. Não, mentira, dinheiro ainda não move o mundo. Você ainda pode ser um eremita se você quiser, mas agora vamos mostrar como nós realizamos escambos disfarçados. Você trabalha, ou é um empresário, então você produz alguma coisa, você recebe dinheiro pra isso, que é gasto pagando as contas do mês, comprando comida, ou qualquer outro item, ou seja, você está produzindo para consumir coisas que outras pessoas estão produzindo.

E bom. Assim é o governo, o governo produz coisas e nós pagamos os impostos, e essa é a relação de escambo que existe entre a sociedade e o governo, e quando o governo pega esse dinheiro e gasta pra fazer campanha política, temos um problema muito sério. O problema fica ainda mais complicado quando é a gente que paga a conta por uma coisa que a gente nunca quis.

Bom, e como a gente paga a conta do governo? Impostos. Imposto não é uma coisa inventada por uma entidade maligna para nos destruir. É simplesmente a forma de pagarmos o governo pelos serviços públicos oferecidos, que vão desde educação até identificação civil.

Ok agora temos um ambiente pronto pra podermos nos revoltar.

Os impostos sobre bebidas quentes, eletrônicos, e outros produtos devem aumentar. A taxa de juros já subiu diversas vezes esse ano. E não culpem o PT não, pois todos os outros partidos devem ter a sua parcela de culpa nos esquemas de corrupção.

O governo tem uma segunda opção que é cortar os gastos para que a população não seja prejudicada financeiramente. Sinto muito, mas isso prejudica a população também pois muitas pessoas recebem dinheiro do orçamento público, que engloba também o salário dos funcionários do município, estado e federação. Quando um orçamento é cortado, alguém está se ferrando.

Infelizmente, é melhor que paguemos mais impostos do que sejam cortados gastos públicos. Primeiro porque a situação é caótica com o orçamento atual, e provavelmente vai piorar se os cortes ocorrerem. Segundo porque para determinados serviços públicos, não existe uma alternativa privada.

Isso não significa que estou revoltado com a situação, só acho que apenas o poder do voto é inútil face a quantidade de corrupção existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário