quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Polêmica #37 - Armamento x Desarmamento

Esse é um assunto geralmente polêmico, e vem fazendo parte da situação do Brasil especialmente por causa da criminalidade atual nas grandes cidades. A pergunta é: Deveria o porte de arma ser legalizado para qualquer cidadão?

E antes que você diga qualquer coisa, pra defender qualquer um dos lados, pense primeiro e tente compreender o quão complicada é essa questão e você vai entender porque existe toda essa polêmica, e depois dissso você vai entender que cada local precisa de um tratamento adequado com relação a esse assunto.

Que comece a polêmica!

- Por que se armar?
A arma é um instrumento que dá vantagem em combate. Aquele que possui a arma mais forte tem uma probabilidade maior de ganhar se você desconsiderar todos os outros fatores. Se as pessoas estão praticando crimes, a arma vai facilitar a sua defesa pessoal, e os problemas serão resolvidos em grande parte pelas pessoas.

- Por que desarmar?
Desarmar a população parte do pressuposto que as pessoas que não tem permissão para tal, não irão usar armas. Se as pessoas não tem armas, então as formas de ataque ficam mais limitadas, e se não existe a vantagem para se cometer um crime a pessoa não deve vir a fazê-lo.

- Qual é o problema do armamento?
O principal problema do armamento é o treino e a educação. Se a população vai andar armada, é necessário que as pessoas saibam utilizar as armas para não provocarem acidentes, e que as pessoas aprendam a ter tolerância com as outras para resolver os problemas, caso contrário a onda de violência e morte não vai reduzir e sim aumentar devido a quantidade de brigas idiotas sendo finalizadas por armas.

- Qual é o problema do desarmamento?
Se você desarma a população você retira dela o poder de se defender. Então qualquer pessoa com arma está livre para abusar do poder que ela confere, desde o policial com o porte até o assaltante que está em situação ilegal. Se existe corrupção ou uma criminalidade superior ao que a lei é capaz de solucionar, então temos um problema grave.

- E qual é a solução?
Antes precisamos nos perguntar se existe solução. Porque qualquer uma delas vai interagir com um ambiente que tem diversos fatores culturais. E dependendo dessa cultura a solução escolhida vai se comportar melhor ou pior.

Aind não existe, pelo menos eu nunca vi, uma forma híbrida das soluções porque é muito complicado fiscalizar esse tipo de coisa por toda a extensão do território brasileiro. Especialmente porque a densidade demográfica não é tão grande, e isso aumenta a possibilidade de se fazer transações ilegais. E você não tem como interferir na propriedade de alguém, depois da posse. O máximo que você pode fazer é evitar que a pessoa compre um determinado bem depois da compra feita, ja era.

Eu, como não sei atirar, sou a favor do desarmamento. Sou a favor de acreditar que a polícia e capaz de fazer um trabalho honesto. Não sei até que ponto hoje as autoridades são honestas, especialmente porque a honestidade não está compensando pra eles, nem financeiramente, nem em outras esferas. Só faz mal a moral e a ética deles mesmo.

Mas ligar pra moral e ética hoje em dia é f***.

Nenhum comentário:

Postar um comentário