quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Hardcore Devel #35 - Sistemas Sustentáveis #4 - Memória Virtual

Hoje vamos voltar a falar um pouco daquilo que eu já falei que é a memória virtual. Só que hoje a gente vem com um propósito um pouco diferente.


Vamos dar uma futucada e aprender a mexer na memória virtual dessa joça.

Eu já falei de memória virtual antes e já falei no impacto que ela pode ter no seu sistema. Até mesmo porque eu já tive essa experiência. Geralmente o que você quer fazer é evitar que o seu sistema comece a memória virtual porque ela é extremamente lenta.

Só que se você usa um computador ligeiramente defasado. Existe uma grande chance de você não ter essa opção. Não tem como você aumentar a memória dele e todos os serviços essenciais dos sistemas operacionais consomem cada dia mais memória. O Windows 10 ocupa 1GB na memória só com daemons que rodam sem você ver.

E aí não tem como. Ele vai utilizar a memória virtual você querendo ou não. O que fazer então?

- Aumentar a memória virtual
- Como!?

Aumentar a memória virtual é uma solução meio contra-intuitiva, mas nesse caso é a única solução possível. E a explicação pra isso tem um argumento simples.

O seu programa fica salvo no HD e tem que ser passado para a memória em algum momento e a mesma coisa acontece com outros programas. A medida que a memória vai ficando cheia, o sistema operacional vai movendo coisas para a memória virtual.

Só que essa memória virtual também fica cheia e ela não contem os programas inteiros, apenas blocos dos programas. Quando o bloco do programa não está lá, o computador tem que ir lá no arquivo buscar mais do programa pra colocar na memória de novo.

E a memória virtual pode retirar um bloco de um programa completamente para dar lugar a outro, uma vez que os programas estão todos em algum lugar do HD, ou seja, ela está sempre mudando e pode ser que o programa não esteja mais lá.

Ou seja ele vai ter que fazer mais operações no disco. E cada operação no disco para o computador é complicado.

Então você aumenta a memória virtual pra evitar que os blocos de código saiam de lá e que o computador realize menos operações no disco pra transpotar os programas do HD para a memória principal onde ele será efetivamente executado.


- Maneiro, mas como se faz isso?
- Assim ó:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/change-virtual-memory-size#1TC=windows-7

Esse tutorial é pra windows 7 mas tem como fazer isso no Windows XP também e nas versões subsequentes.

Então chumba essa memória aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário