quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pensando Sobre Matemática #37 - MateMarketing

Não sei porque, mas resolvi juntar marketing com matemática, só pra gente ver que os dois podem se relacionar sim e muito bem.


Ligue seu Javascript e vamos com o Mathjax ver essa parada!

Marketing é uma arte. E assim como arte, existem diversas técnicas diferentes para atingir um dado objetivo. Só que na arte você só coloca a sua emoção exposta para as pessoas, no marketing você faz o seu trabalho para fazer as pessoas consumirem o seu produto.

E eu não posso falar que eu não sei nada de marketing, porque eu comecei a aprender algumas coisas e eu uso essas técnicas minimamente para divulgar o blog. Todo blogueiro aprende um pouco das técnicas digitais porque um site desse tipo é tão bom quanto a quantidade de pessoas que o visitam regularmente.

Da mesma forma o Marketing é tão bom quanto a quantidade de pessoas que ele consegue atrair para um determinado fim, mas como é que a gente sabe quantas pessoas ele está atraindo?

Isso já foi difícil. Hoje em dia é um pouco mais fácil por causa da internet, mas imagine antes, como a gente media a eficácia de uma propaganda?

Na verdade não era tão difícil assim. Vamos supor que você observe as suas vendas durante um mês e consiga uma média de vendas por dia e vamos chamar essa média de "A". No mês seguinte você lança a propaganda com uma determinada estratégia e mede a nova média "B".

A eficácia "E" desse propaganda com esse método é: E=B-A Só que hoje em dia é mais fácil, porquê na internet você tem algumas técnicas pra medir quantas pessoas seguem o seu marketing até o seu site, então esse número é ridiculamente mais fácil de ser medido.

Só que isso é sob uma determinada estratégia de propagação. E nós podemos melhorar a coisa e medir a eficiência "S" dessa estratégia também. Antes de medir a eficiência, é preciso definir exatamente o que é esse diabo de estratégia.

Na verdade a estratégia é a quantidade de vezes que você procura exibir o seu anúncio, e isso é perfeitamente mensurável, até mesmo sob um esquema de leilão como os anúncios da Google. Digamos que você exiba os anuncios uma quantidade de vezes "Q". Logo: S=EQ E a partir daí podemos brincar com isso. Se você mudar o Q você obtém resultados completamente diferentes. Isso porque a associação entre as coisas não é linear. Se você supor que a associação é linear você vai ter a sua eficiência medida dessa forma: E=S.Q Ora faz sentido. Se você exibindo uma vez gera tantas pessoas a mais, exibindo duas vezes você vai gerar duas vezes mais pessoas, correto?

- Não!


Isso seria verdade se a relação fosse perfeitamente linear, só que a coisa não funciona assim. Isso porque o anúncio é repetido para as mesmas pessoas que já o viram uma vez. E dái podem ocorrer uma série de coisas. Então qual é a solução?

Medir a eficiência para as diferentes estratégias de divulgação e descobrir qual é a melhor delas. O que a contece na verdade é que a eficiência "E" é uma função de "Q", e como "S" já possui uma equação com "Q", já podemos tratá-lo como uma função. A expressão final é: S(Q)=E(Q)Q Isso foi só um esboço de como podemos usar matemática sobre o marketing. O problema é que essa estratégia toma uma coisa chamada tempo, que geralmente não se tem, e daí são necessários outros estudos. Só não me perguntem a expressão pra E(Q). Ela pode ser qualquer coisa dependendo do material que você usou pra divulgação.

Isso é tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário