quarta-feira, 1 de julho de 2015

Polêmica #21 - Educação Sexual

Terça-feira e dia de você encher os pulmões, abrir os braços, e gritar. "Polêêêêêêmicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!"

Não, mentira. Não é pra ter tanta tensão assim, só que não. Ou seja, tem tanta negação que eu já nem sei o que eu estou fazendo.


Esses caras sabem o que estão fazendo.

Enfim. Recentemente a cidade de Campinas em São Paulo aprovou uma emenda para evitar que os vereadores discutam o assunto do ensino de educação sexual na escola. E a questão chave de hoje é justamente a educação sexual das nossas queridas crianças.

Especialmente depois que o movimento LGBT no mundo ganhou bastante força devido a aprovação do casamento gay pela suprema corte dos estados unidos.

Mas continuando, eu particularmente sou a favor do ensino de educação sexual para as crianças na escola. Sou a favor de que se discuta a liberdade dos meninos e das meninas gostarem do que quiserem, e de que se discuta também a questão dos transgêneros. E não, eu não acho que é muita coisa pra uma criança compreender. Na verdade eu acredito que a inocência e a pureza deles pra tratar dos assuntos seja bastante benéfica.

Mas existem contra-argumentos que fazem até um certo sentido. Nenhum pai ou mãe gostaria de que a rua ensinasse esse tipo de coisa a seus filhos. Isso poderia deturpar completamente os valores que os pais gostariam de passar para eles, e bom, isso definitivamente não é interessante, e quando a escola passa a ensinar isso, esse controle se perde.

Eu vou contra-argumentar isso, devido a diferença da sociedade de hoje. A corrida pela sobrevivência é muito mais árdua do que antigamente. As pessoas precisam trabalhar mais para poder consumir as coisas de hoje. Não é incomum você ver pessoas com dois empregos, apesar da flexibilidade maior que existe hoje em dia. Sendo que o pai e a mãe trabalham e consequentemente passam menos tempo com seus filhos. Não seria melhor que existisse uma instituição minimamente confiável que pudesse passar pelo menos algum valor na questão sexual?

É complicado, e não é meramente questão de religião. A laicidade do estado não tem nada a ver com as questões de gênero e sexualidade. Então pare de colocar a culpa na igreja, e comece a descobrir quem são as pessoas.

Fora que, é praticamente impossível impedir que as pessoas aprendam coisa nas ruas com seus amigos e colegas. Ou até por formas mais indiretas como capas de revistas de conteúdo adulto. Não da pra ter controle total das coisas. E a internet com certeza não ajuda nisso tudo.

Então eu particularmente acho uma boa que exista esse tipo de discussão nas escolas. E você?

Um comentário:

  1. Cara,eu gostaria de ter o direito de explicar isso pro meu filho, sabe? De conversar com ele, de saber as escolas dele e etc.

    Acho que eu ficaria muito triste se um desconhecido ensinasse esse tipo de coisas pros meus filhos antes de mim.

    ResponderExcluir