quarta-feira, 15 de julho de 2015

Ciência na Cozinha #1 - Massa

Cozinhar é uma coisa mágica. Requer um certo talento para cozinhar bem, mas ainda assim é possível fazer coisas interessantes mesmo sem ter todo esse conhecimento e prática culinária. Para tal basta ter um pouco de ciência!


Será que vai ficar bom?

Se vai ficar bom eu não sei, mas a idéia central aqui é discutir a idéia de uma massa. Esse é um elemento que está presente em mais da metade daquilo que a gente come. Pode até não estar presente em uma salada, mas todo salgado, por exemplo, tem massa, e fazer uma massa parece uma coisa de outro mundo, mas não é não! Na verdade o conceito é extremamente simples.

Pense naquela idéia inicial de massa. É basicamente um quantidade de matéria neutra. No caso da cozinha ela nem sempre é neutra, mas ainda assim é uma quantidade de matéria. A pergunta é: Como se faz isso?

A resposta vem em forma de pergunta: Como você faz um castelo de areia?

É porque a idéia e basicamente a mesma. Você tem uma coisa em grãos, e você precisa ligar essa coisa. Em termos de cozinha, você tem farinha e você precisa ligar essa farinha e transformá-la em uma coisa que não seja um punhado de grãos. O que geralmente se faz é juntar farinha com ovos. A clara e a gema vão formar as ligações e vão dar aquela cara de massa pra farinha. tudo o que você tem a fazer é misturar tudo muito bem.

Existem outras formas de fazer essa ligação. Você pode fazer com água ou leite, por exemplo. Sem a necessidade de ovos. Você obviamente vai obter uma massa com propriedades diferentes, então é bom prestar atenção nas quantidades dos elementos que você usa.

É basicamente isso. Você pode adicionar coisas de gosto na sua massa para dar aquela diferença e criar a sua própria massa.

Boa sorte na cozinha!


Imagens:
http://thumbs.dreamstime.com/x/fazendo-massa-de-pão-11590719.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário