terça-feira, 7 de julho de 2015

Hardcore Devel #21 - Internet e Cozinhas

Recentemente tem sido difícil para mim parar para desenvolver qualquer projeto meu relativo a programação. Então hoje irei falar um pouco sobre conehcimentos mais gerais a respeito de informática. Vamos falar um pouco sobre redes de computadores.

Mas nós vamos cavar um pouquinho mais fundo.

Cadê aquele roteador que eu deixei aqui?

Vamos falar um pouco sobre como as redes funcionam e um pouco sobre como a internet funciona. O desafio aqui é usar termos que sejam simples pra todo mundo. Em outras palavras, isso é impossível e eu deveria desistir agora.

Vamos começar pela internet. Esqueçam os smartphones por hora. Vamos nos focar em como funcionam os navegadores, ou em inglês, browsers. Eles servem para surfar na internet, e funcionam mais ou menos assim. Você digita alguma coisa naquela barra de endereço e ele vai em um site pra você. Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Internet Explorer, são exemplos famosos de navegadores.

Hoje em dia eles estão tão modernos que você digita quase qualquer coisa lá e o navegador responde. Mas vamos pegar os casos simples primeiro.

Você que vai ler as notícias no site da globo. Vai lá e digita lá naquela barra de endereço "www.globo.com" e logo você recebe o conteúdo do site da globo. Simples não? Bem, para os computadores é um pouco mais complicado, A gente não vê o trabalho sujo que eles fazem por trás dos panos.

Então na verdade o cachorro quer enterrar o trabalho sujo?

Não. O trabalho sujo já foi enterrado, a gente só esta desenterrando ele, como esse cão. Quando você acessa uma página, na verdade você está buscando um arquivo em um computador que não é o seu. Quando você digita "www.globo.com", você efetivamente está acessando uma máquina da globo e pegando um arquivo que a Globo deixou você pegar.

Só que pra você pegar um arquivo, teoricamente, você precisa estar acessando aquele computador, não precisaria?

Bom, se o arquivo vier até você não. É mais ou menos assim. Imagine que você sabe que tem maçãs na cozinha, e você quer comer uma maçã. Você pede a alguem por favor para buscar uma maçã para você. Essa pessoa vai, busca a maçã e você come a maçã.

Só que no caso da internet, tem infinitas maçãs indenticas, pois todo mundo pode acessar a página; O seu navegador é a pessoa que vai pegar a maçã pra você; E o computador da Globo é a cozinha. Tem diversos outros recursos lá, mas você pediu uma maçã e é isso que você vai ter.

Só que o computador é burro, se você não falar pra ele que a maçã está na cozinha ele não vai lá buscá-la. É por isso que você digita "www.globo.com" você está falando para o navegador ir buscar uma página na Globo. E quando ele exibe a página, você está comendo a maçã.

E tem infinitos cômodos com diversas maçãs diferentes, tem a cozinha da Google, por exemplo.

E agora que nos vamos cavar. Porque o computador não entende esse nome bonitinho não. Na verdade os cômodos são todos identificados por uma série de 4 números que vão do 0 ao 255. Por exemplo: 144.122.133.111

Mas peraí! Eu digito "www.globo.com"!

Então coloca assim na sua barra de endereços: 186.192.90.5

Pode confiar. Eu não vou hackear sua máquina. Nem quero.

Esse é o endereço da globo. Só que de um jeito mais bruto. Quando você digita "www.globo.com" O seu navegador já e redirecionado para procurar a página nesses números aí.

E como isso acontece? Mágica?

Não. Isso acontece graças ao DNS. Em outras palavras, é como se você tivesse uma tabela que relacionasse esses nomes bonitos tipo "www.globo.com" com esses números. Daí fica fácil você saber onde está a página pra pedir o seu navegador pra buscar.

Só que você não tem essa tabela.

Outros computadores tem essas tabelas, e eles são conhecidos como servidores de nomes. Não se preocupe. Nem toda máquina do mundo tem um nome associado a ela. A sua provavelmente não tem. Eu não vou achar a sua máquina se eu for no meu navegador e colocar "www.MedoDeHacker.com" então você pode ficar tranquilo.

Mas esses computadores com essas tabelas existem, e colocando em termos mais antropomorfizados, você pede para o seu mensageiro primeiro verificar qual é o endereço da cozinha "www.globo.com". Ele vai la na cozinha do servidor de nomes, descobre, e fala pra você onde é que fica, daí você diz pra ele buscar a maçã nesse lugar que ele acabou de te falar.

- Não seria mais fácil você pedir pra ele pegar a maçã e dizer pra ele como ele acha o endereço?
- Não!
- Por que não?

Porque as pessoas que vão descobrir o endereço da cozinha e as pessoa que vão pegar a maçã não são as mesmas. Quem entra nas cozinhas dos nomes, não entra nas cozinhas das maçãs.

Bom, acho que isso é o bastante por hoje. Agora pra vocês a internet vai ser feita por pessoas pegano maçãs em cozinha! Eba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário