domingo, 23 de agosto de 2015

Hardcore Devel #28 - Sistemas Sustentáveis #2

E continuando a onda de produção de imagens no paint, junto com os sistemas sustentáveis!


Se o seu computador estiver vazando um líquido verde, por favor não tente consertá-lo.


Hoje vamos falar um pouco sobre a saúde do seu disco rígido, também conhecido como HD, ou ate HDD, e ele está evoluindo para o SSD. Eles seriam todos denominaçõe para a mesma coisa, exceto pelo último, que é um Solid State Drive, e funciona diferente do HD.

HD é a memória secundária, ou seja, aquele que de fato lembra as coisas depois que você desliga o computador. Só que ele é muito mais lento que a memória principal porque ele primeiro tem que ler um disco magnético, converter isso pra sinais elétricos que podem ser processados como informação. E é por isso que os arquivos geralmente demoram um pouco a abrir não importa o quão rápido seja o seu processador.

E guardar arquivos não é a única função dele. Você pode utilizar ele como uma extensão da memoria principal. Opa, eu falei pode? Se você esta usando um Windows você muito provavelmente está usando. Na verdade e bom que você use o seu HD pra isso. É o que chamamos de memória virtual, e ela é extremamente importante para o funcionamento do computador. Na verdade a maior parte da memória que os programas utilizam fica na virtual e ela é movida aos poucos para a principal, isso permite que o computador faça diversas tarefas.

Só que ele não é mágico e você tem que cuidar da saúde dele também. E não é só da saúde física.

HDs estão sujeitos aos BadBlocks, que são áreas do disco que estão dando falha de leitura e não podem ser mais usadas. BadBlocks são relativamente raros mas são extremamente ruins, pois além de limitarem o seu HD eles geralmente acabam comendo alguma informação que você possuia anteriormente.

E não, não há como você se defender integralmente dos BadBlocks. O melhor que você pode fazer é monitorar a temperatura das coisas e a voltagem para que a máquina funcione sob boas condições físicas.

Ah, mas o computador é esperto para pulá-los e ainda assim continuar usando o HD normalmente.

Só que você pode agilizar o seu disco rígido, e essa é a parte mais desconhecida porque as pessoas geralmente não tem conhecimento de como a coisa funciona. E a gente vai esclarecer até com imagens!


Se você acha que parece um disco de vinil, não se preocupe porque o funcionamento é muito similar. Veja bem, os dados ficam espalhados pelos setores do disco. e ele escreve em um sentido só, apesar de que ele pode ler nos dois sentidos. Ou seja, ele vai preenchendo o espaço ciclicamente.

E agora temos algumas peguntas importantes sobre isso:
  • E se eu deletar algum arquivo?
  • Por que eu tenho que desfragmentar o disco?
Quando você deleta um arquivo, você não apaga os dados e depois escreve coisas por cima. O sistema marca aquela área como não utilizada e continua escrevendo no mesmo sentido sem olhar pra trás. Ele só vai reescrever a área quando ele der um giro inteiro pelo HDD, o que pode levar bastante tempo considerando os discos de hoje em dia. Apesar da quantidade absurda de arquivos temporários que a máquina vai juntando e apagando.

Isso acontece mesmo se você removê-lo do sistema ao invés de colocá-lo na lixeira! Sim! Seus dados são amplamente recuperáveis! Por isso que recomenda-se que você destrua o seu HD antes de descartar sua máquina.

Pra você efetivamente apagar um arquivo, você precisa de programas especializados que zerariam os dados daquele setor. Desfragmentadores não fazem isso!

Desfragmentadores servem para melhorar o acesso ao disco após um longo tempo de uso, já que os arquivos começam a se fragmentar pelo disco rígido. Então ele é capaz de organizar os dados pra agilizar o HD. Por isso que você vê uma pequena melhora de desempenho ao realizar a desfragmentação.

E por fim, tente sempre manter algum espaço no HD caso você use Windows pois ele usa isso pra fazer memória virtual que é crucial para o funcionamento do seu computador. Uma boa taxa é 10% da memória total do HD.

Cuide da saúde do bichinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário