terça-feira, 4 de agosto de 2015

Hardcore Devel #25 - Padrão de Projeto

Olá programadores e desenvolvedores. Hoje vamos falar um pouco sobre padrões de projeto. Todo mundo ja aprendeu isso na vida, mas a verdade mesmo é que não existe nenhum projeto que siga uma padrão a risca. Cada projeto tem seu próprio padrão e as quebras dos mesmos.

Por exemplo, hoje eu não vou colocar imagem, você já observa uma quebra de padrão.

Ok. Agora vamos a parte mais séria. Recentemente eu desenvolvi uma porção de projetos em Php e eu notei uma coisa muito similar em todos eles. Os sites que eu motei tinham todos uma estrutura da seguinte forma:
  • Cabeçalho
  • Corpo
  • Rodapé
E isso se repete para a maioria dos sites. Na verdade a maioria das dissertações é mais ou menos assim. Você começa com uma idéia central, e no corpo você apresenta o resto da idéia fazendo uma conclusão. A única diferença aqui é que o rodapé não serve para fechar nenhuma idéia. Só para dar informações importantes porem geralmente secundárias.

E aqui está o nosso padrão de projeto. Não vamos falar de nenhum outro padrão mais geral como DAO ou MVC. Esse aqui é um padrão aplicado a php e html basicamente, apesar de html não ser uma linguagem de programação especificamente.

A grande brincadeira com isso é que você tem facilidade para escrever os seus arquivos de estilo css e pode incluir diversos elementos através de arquivos externos, contanto que eles tenham poucas modificações. Se as modificações forem paramétricas, ou seja, se você puder criar funções que gerem os elementos da forma correta isso também é válido.

Obviamente que para alguns sites isso não vai funcionar assim e dependendo do site você nem vai precisar programar isso tudo. Você vai jogar um wordpress ou um Joomla e vai se virar com a alta camada de abstração que eles oferecem.

Mas se um dia você precisar de um phpzinho. Esteja certo que esse tipo de padrão provavelmente aparecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário