quarta-feira, 22 de abril de 2015

Polêmica #14 - A Fúria Bárbara

Bom, hoje a polêmica, tem um cunho um pouco mais humorístico, porém ainda assim, a discussão do topico está aberta! Afinal de contas não é todo o dia que a gente vê uma discussão tão profunda sobre a natureza dos seres humanos e sobre a cultura dos que estão fora da sociedade conhecida.

Começa hoje a polêmica sobre o quão controlada é a fúria bárbara.


Esse cara parece controlado pra você?

Bom vamos começar a polêmica com a citação que gerou isso:

"A fúria bárbara não é tão incontrolável assim"
- Custela. Mestre de D&D e destruidor de mundos.

Ok. Agora vamos situar vocês, RPG é um jogo de interpretação, e um dos jogadores esta interpretando um bárbaro cuja tendência é boa e caótica. Ele entra em fúria em um determinado momento de combate, um de seus companheiros está sendo mantido por refém por um outro antagonista. O que deve acontecer?
  1. O Bárbaro interrompe sua fúria para evitar a morte do amiguinho
  2. O Bárbaro não liga se o amiguinho vai morrer e continua batendo
Pois bem, a maioria das pessoas acredita em 2, mas acredito que no mundo existam mais pessoas que também acreditem em 1. E então chegamos na pergunta central do post. A fúria do bárbaro é controlável?

Agora vamos apimentar a discussão.

Supostamente, pelas regras do jogo de interpretação, o bárbaro pode escolher entrar em fúria e pode tambem ser capaz de cessar a sua fúria prematuramente, pois a fúria supostamente acaba devido a fadiga, porém faz um grande sentido de interpretação se o personagem em fúria continua a entrar em combate com outras pessoas.

E então, o que você acha que deve acontecer?

2 comentários:

  1. Já existe a resposta para isso. Ela se chama teste de força de vontade. Que deve ser executado sempre que o bárbaro, enquanto em fúria, acabe correndo o risco de realizar uma ação que vá profundamente contra seu alinhamento moral, ou lhe coloque em risco de vida.
    E sim, isso cessa a fúria bárbara. E cessar a fúria é o único modo de controlá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso se aplica ao D&D 3.0? Já existia naquela época? E se o bárbaro fosse caótico e neutro e um de caras que acabou de agredir o bárbaro pegasse o amiguinho como refém e aí o bárbaro continuasse em fúria e fosse pra cima do cara com amiguinho ou sem amiguinho. Deveria ser feito esse teste de força de vontade? Levando em consideração que o vínculo com o amiguinho não era tão forte e o bárbaro não corria risco de vida.

      Excluir