sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Frases Marcantes #5

"Eu não quero saber o que você está fazendo, eu quero saber o que você fez!" - Essa foi muito interessante, na verdade foi quando eu fui trabalhar pela primeira vez, e eu tinha uma mentalidade, e na mesma semana eu saí com outra. Eu sou particularmente grato a essa pessoa por me mostrar que para quem está vendo de cima, o importante é o resultado do trabalho e não exatamente o método.

E de certa forma, essa frase mudou bastante o meu jeito de trabalhar. A idéia do empregador para o empregado, independente do meio, é que ele faça uma determinada coisa. O grande lance é que a maioria das pessoas que estão em cima, não sabe como se faz o que está sendo pedido para quem está embaixo, então pra essa pessoa não importa o método que está sendo usado e sim o resultado que está sendo obtido. Se eu fosse dar uma dica para alguém que está começando a entrar no mercado de trabalho é essa.

Mais tarde eu fui parar pra pensar nessa frase e perceber o quanto ela pode ser perigosa. Uma pessoa mal intencionada pode interpretar isso para justificar a execução de qualquer método anti-ético, mas vamos usar o princípio da caridade e interpretar isso da melhor forma. De fato, os gerentes, ou quem estiver acima do empregado, também está interessado em como as coisas estão sendo feitas, até porque se as coisas forem feitas sem ética ele se ferra. O que o gerente não quer é ser enrolado por você tentando passar uma imagem boa de si mesmo.

As pessoas que estão gerenciando um trabalho, muitas vezes estão com pessoas que também não sabem como fazer o trabalho! (As vezes sabem) A execução de um trabalho no mundo corporativo não é uma ordem direta do tipo: "Faça 10 flexões"; Nesse mundo, em geral, as pessoas não sabem como fazer as coisas e recorrem a outras pra dar a solução (Terceirização), mesmo que o empregado tenha um conhecimento menor do assunto. Isso é de certa forma bom pros dois lados, apesar de ser particularmente cruel com quem está na base da pirâmide. Eu particularmente discordo dessa abordagem, mas a parte boa da frase se mantém.

Não tente enrolar os seus superiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário