sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Frases Marcantas #3

"log de c na base a é igual a b se e somente se a elevado a b é igual a c"

Ou em metalinguagem porque eu não quero forçar ninguem a usar o MathJax nesse post.
log(c, a) = b <=> a^b = c

Quem mandou essa foi a minha tia, doidona doutora em matemática, e honestamente me abriu bastante as portas dentro do mundo matemático. No final das contas eu não segui a matemática mais pura como ela o fez mas eu, como computeiro, certamente possuo a matemática no meu coração. Eu lembro de ter comentado com ela que eu tinha dificuldade em logaritmos e por alguma razão quando ela falou isso foi igual isso aqui:



Mind Blown

E eu que já tinha visto as demonstrações das propriedades dos logaritmos mas ainda sofria pra rededuzí-las, passei a fazê-las com relativa facilidade (mudança de base eu ainda não consegui provar) e eu finalmente parei achar que logaritmo é coisa do capeta. Ok, logaritmos ainda são coisas do capeta devido as possibilidades que eles abrem mas isso não significa que precisamos correr deles. Muito pelo contrário, precisamos recorrer a eles para solucionar algumas coisas deveras complicadas.

Daí eu, que já era emburacado em matemática, emburaquei ainda mais. Se eu gostaria de dar aulas de matemática? Sim, certamente, mas acho que eu preciso fazer licenciatura antes pra poder fazer isso de forma decentemente e no momento não dá pra fazer licenciatura nenhuma. Isso não significa que eu desisti até porque eu vou ter bastante tempo pra ensinar matemática pra uma pessoinha que certamente vai precisar.

E agora, como ensina a criança a integrar? wkwkwkwkwk

5 comentários:

  1. Eu acho que a melhor forma é utilizando os retângulos embaixo da curva e calculando o limite quando a largura vai a zero. Pelo menos foi assim que fez sentido pra mim.
    Alice deu sorte, vai ter um excelente professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro eu tenho que ensinar a ela o conceito de área. Wkwkwkwkwkwk

      Excluir
  2. Ensinando ela a contar, pra começar .. 😂

    ResponderExcluir