quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Reflexões #4 - Yin & Yang

Muitos de vocês ja ouviram falar disso. Yin e Yang. Bem e Mal. Ordem e Caos. Cara e Coroa. Todo mundo tem uma certa noção do significado da coisa, mas provavelmente não fazem idéia da magnitude e da presença dessa... ...coisa. Não sei se dá pra chamar isso de idéia, conceito, princípio ou o que.

O conceito de Yin e Yang vem da filosofia chinesa. O compilado de textos chinês foi colocado no que eles chamam de "Livro das Mutações" ou para os mais íntimos "I Ching". O objetivo dele é introduzir uma forma completamente diferente de se pensar a respeito das coisas que estão fora do nosso alcance. Como futuro, emoções, relações, etc.

A forma de se pensar do I Ching NÃO é uma religião.(Um não bem grande) Uma religião chinesa é chamada de Taoísmo(Tem um ismo ae). Não conheço nenhuma outra. Se elas se valem do I Ching, não é culpa dele!

A idéia por trás dos textos é a constante mutação. As coisas estão em perpétua mutação, e você precisa fazer alguma coisa pra se adaptar a isso, e é justamente por isso que existe um estudo por trás disso. Alguém teve a idéia de que as coisas mudam e de que nós devemos nos adaptar a elas, logo em seguida, alguém(que pode ter sido a mesma pessoa) foi e tentou descrever como nos adaptarmos as mutações.

Quando a gente fala em mudar, parece que estamos tentando descrever aqui uma espécie de oráculo. Na verdade muitas pessoas atribuem ao I Ching uma função oracular. Existe alguns processos cujos objetivos não são exatamente prever o futuro, mas tentar entender melhor o que está acontecendo em uma determinada coisa, ou em um determinado momento. Quanto a veracidade deles, nada podemos afirmar uma vez que o procedimento parece tão arbitrário quanto jogar um dado de 20 faces.

Mas qual é a brincadeira? Vamos começar com o fato de que a filosofia chinesa é baseada em equilíbrio e harmonia. Nada de atingir o céu por ser bonzinho demais. Existem duas forças que são opostas e complementares e o que estudamos são as combinações delas. Essas forças se chamam... ...Adivinha, vai. Não é difiícil... ...Yin e Yang.

Se você tem alguma dúvida sobre quem é quem: Yin é o negativo e Yang é o positivo. O ideograma de Yin na verdade junta uma porção de coisas, é como se fosse uma junção do presente com as nuvens. O ideograma final é algo do tipo, nublado. Yang utiliza o ideograma do sol, e mais alguma coisa(que também é usada pelo Yin que eu não consegui achar). Daí da pra sentir as raízes de Yin e Yang.

E então ele usa combinações desses dois elementos nos chamados trigramas. Se você ja viu um "ba gua" você ja viu os oito trigramas, que não passam de combinações de três em três dos dois elementos. Pode até não ter reparado, mas eles estavam lá. Cada um desses trigramas representa um elemento.

E depois você combina trigrama sobre trigrama, na verdade você pode simplesmente olhar pras coisas todas e pensar como um hexagrama, mas os textos geralmente quebram as coisas em dois trigramas mesmo. Se você estiver seguindo a lógica certa, vai rapidamente descobrir que existem 64 hexagramas.

Os processos descritos no I Ching, vão te dar um hexagrama, e uma ou mais mutações, para responder a uma pergunta que você faz. Geralmente se faz a pergunta antes de iniciar o processo. E a partir daí a coisa fica um bocado subjetiva. Alguns livros tentam explicar os resultados que você obtem no  processo e mesmo assim deixam tudo muito em aberto. Apesar de tudo, ainda existe uma certa diversão em estudar hexagrama por hexagrama e ver as interpretações dos autores.

Esse conceito do I Ching, está presente na música. Só que a música trabalha com estabilidade e instabilidade. Você cria movimento na música, em geral, brincando com esses dois conceitos tanto nas letras quanto na harmonia musical. Se você já estudou harmonia, sabe que você utiliza de acordes específicos para gerar tensão e outros acordes para resolvê-los.

O que talvez não saiba é que existe um estilo de música chamado dodecafônico onde você nunca resolve uma tensão.

Outra coisa que se aproveita do conceito de equilíbrio são as próprias ciências naturais. Mais especificamente a química e a física com os seus balanços de cargas elétricas e os seus equilíbrios de concentração e de energia. Até a própria terceira lei de Newton parece ter alguma espécie de relação louca entre ação e reação.

Escrever livros também tem uma certa ligação. Aquele brincadeira de manter o suspense e criar o movimento da história de um conto tem uma idéia muito similar a da estabilidade e instabilidade da música. Esse texto que você está lendo agora se vale dessa idéia do I Ching.

Acho que vale a pena entender um pouco sobre as mutações e sobre filosofia chinesa em geral. Eles geralmente tem uma visão diferente da nossa sobre as coisas que não conseguimos explicar facilmente.

Oras, afinal, muitas coisas da matemática também vieram da china.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário