terça-feira, 12 de junho de 2018

Toon - O RPG de desenho animados



Olaaaaaa enfermeiros!

It's Mario  Pink Time! XD

Então queridos e queridas desse meu Brasil varonil e nossos queridos bots russos que sempre nos visitam =)

Eu estou aqui hoje pra falar sobre um sistema de RPG chamado Toon. Mas Toon...tipo... Toon mesmo? É... Toon de cartoon, ele não está vinculado à Looney Tunes, nem a Tiny Toon, apesar de você poder jogar com personagens bem parecidos com eles, porque Toon é basicamente um RPG pra você jogar com personagens tipo cartoons.




Carol, mas por que raios você resolveu falar sobre Toon no Symsoup? Ah! Porque eu vou mestrar uma one shot de Toon e meu blog tá desativado, não que eu não vá reativá-lo ainda esse mês. Isso ocorrerá porque eu decidi voltar a escrever, porque eu estou conseguindo ter menos medo de pessoas, porque Alice está dormindo melhor, porque eu estou tentando conciliar melhor meu horários, porque um montão de coisas que vai dar um número infinitos de porquês se eu continuar explicando, porque eu tenho essa mania de ficar me explicando por tudo e algumas pessoas acham isso deveras irritante, então, vamos ao Toon.

A primeira coisa que você precisa saber é que as leis da física não necessariamente funcionam em Toon, pelo menos não as leis da física que conhecemos. Duas coisas podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo? Eu posso ignorar a lei da gravidade? Então, isso vai depender da sua ficha, mas é possível sim.

Toon é um RPG criado pela Steve Jackson Games (criadora de Paranóia e GURPS), nele você joga com 2 D6 (2 dados de 6 faces - sim, você pode roubar os dados do War do seu primo pra isso, apesar de eu não achar legal roubar os dados do War do amiguinho)

Mas como diabos isso funciona e como posso fazer uma ficha disso? Vamos lá!

Atributos em Toon

Todos os personagens possuem 4 atributos básicos, são eles:

- ZIP : indica a velocidade, prontidão, destreza e coordenação;
- Astúcia: Inteligência, conhecimento e esperteza; (algumas vezes ter astúcia baixa pode ser útil)
- Caradura: quão "abusado" ou corajoso seu personagem é;
- Muque - quão forte o personagem é.

Para determinar os valores dos seus atributos você rola 1 d6 4 vezes e determina o valor de cada um.

Perícias

Você usa suas perícias para realizar ações sobre os outros personagens, eles, pra realizar sobre você. Algumas podem ser usadas contra objetos inanimados. Existem 23 perícias e seus valores podem variar de 1 a 9, quanto maior o valor, melhor você é naquilo.

Todas as perícias têm um nível inicial igual ao valor do atributo ao qual estão relacionadas. E o jogador começa com 30 pontos para distribuir entre as perícias da maneira que ele quiser, ao custo de 1 por 1.

Pontos de Vida

Jogue 1 d6 e acrescente 6 ao resulto e aí está a sua quantidade de pontos de vida! Simples não?

Inimigos Naturais

Inimigo natural é um tipo de personagem que você quer pegar ou que quer pegar você, não romanticamente falando, óbvio.

Não é obrigatório ter um inimigo natural, mas eles deixam as coisas mais interessantes, do ponto de vista cômico da coisa.

Crenças e Objetivos

Bom, não é porque você é um desenho que você não acredita em nada e nem tem um objetivo de vida, então, seu personagem deve ter um conjunto de crenças e objetivos, não tem número mínimo nem máximo e nem precisa ser algo que faça sentido. Por exemplo, eu gosto muito de bigornas, então eu costumo fazer personagens que têm como um dos seus objetivos colecionar todas as bigornas do mundo.

Objetos Pessoais

Eu realmente adoro a parte de objetos pessoais de Toon =)

Seu personagem pode carregar até 8 objetos numa aventura, 4 deles obrigatoriamente devem ser coisas "normais", os outros dependem da aprovação do mestre. Lembrando que se seus objetos normais forem coisas pequenas e muito comuns, tipo "fósforos", você terá uma quantidade infinita de fósforos durante a aventura.

Atenção! Normalmente você nunca perde seus objetos pessoais, mas você pode cair e seus inimigos ou seus amiguinhos podem tomá-los de vocês.

Trecos

Ah! Os trecos! Trecos são coisas muitos úteis, eles se transforma no que você quiser que eles sejam na hora que você os está usando, até mesmo numa bigorna. Você pode escolher ter um "treco" no lugar de seus objetos "incomuns" e usá-lo quando precisar, ou pode comprar mais trecos com pontos de trama.

Prodígios

Os prodígios são um tipo de poder super estranho e especial que permitem aos personagens fazer alguns truques extras. Eles são comprados com pontos de perícia e os custos variam, alguns custam mais que outros.

Caindo

Quando seu personagem recebe mais dano do que seus PVs iniciais, ele não morre, ele apenas cai. No Toon, quando um personagem cai, ele apenas fica fora do jogo por 3 minutos e pode voltar logo depois, seu personagem estará exatamente onde caiu, a não ser que tenham mudado seu corpo de lugar, ou que a cena esteja se passando em outro lugar.

Bom, eu acho que isso é o básico pra se começar a jogar Toon, pelo menos pra montar uma ficha pra jogar uma one shot onde um Pixie enraivecido sequestrou Beethoven e trouxe para os dias atuais. O pessoal vai curtir? Faço a mínima ideia, maaaas, juro que me esforçarei pra que todos se divirtam =)

Bom, por hoje é só pessoal! ;)

4 comentários:

  1. Eu acho que você pode escrever mais e mais por aqui. =D

    Na próxima lista as perícias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nope! O sintopenademimmesma.com já está ativo novamente. Os posts seguem por lá, de RPG, de loucuras, de histórias ruins e da minha eterna tristeza e depressão. Tudo em um só lugar obscuro.

      Excluir