terça-feira, 19 de junho de 2018

Hardcore Devel #73 - Infraestrutura

Não quanto ao resto mundo, mas aqui no Brasil, Computação e Tecnologia da informação estão particularmente atrasados na questão de investimento, mas a parte da necessidade continua maravilhosa.


E hoje a gente vai falar um pouco sobre como a informação se tornou uma infraestrutura e onde computação entra nessa história.

O profissional de computação é um cara que compreende quase que no âmago de seu ser o significa de infraestrutura simplesmente devido aos fundamentos dela, que é a matemática. Eu vou precisar explicar primeiro porque matemática e infraestrutura tem tudo a ver antes de continuar cuspindo palavras.

Então vamos lá, a matemática é uma linguagem que evolui baseado em dedução. Pra você poder deduzir qualquer coisa, você precisa primeiro de um conjunto de verdades iniciais(axiomas) e a partir daí você começa a sintetizar coisas da linguagem e continua a dedução a partir daí. Por exemplo, se você demonstra que toda potência par é positiva você pode se valer desse resultado para provar mais facilmente que a raiz de dois é um número irracional.

Computação também. Você tenta se aproveitar de coisas que já existem pra criar novas a partir destas. O conceito mais concreto de infra que nós temos nesse universo são os sistemas operacionais. Eles se tornaram tão comuns e tão importantes que eles passam a se tornar infra estrutura controlando o computador e auxiliando o usuário no uso do mesmo de formas que ele não seria capaz de imaginar.

E obviamente, indo pelo conceito etimológico da coisa. Infraestrutura é a estrutura que está embaixo, ou seja, aquilo que está sustentando alguma coisa. Tem uns caras que tem um nome muito genérico pra isso que eu particularmente não gosto: plataforma; e isso pra mim é ou aquele tamanco que faz você ganhar uns 5cm de altura, ou um estilo de jogo onde você tem que saltar por pedaços de chão pre chegar até o final.

Indo por esses caminhos você já consegue ter uma boa noção do que é uma infraestrutura, mas ficaram faltando duas coisas, uma trivial: que é a magnitude de uma infraestrutura; e uma não trivial que é chamada de interdependência, mas isso já é assunto pra um outro post.

O fato é que a computação e a tecnologia da informação se tornaram infraestrutura, sendo que para a tecnologia da informação era uma questão de tempo até atingir esse patamar devido a globalização e a velocidade que a informação traféga. A computação também já se tornou uma infraestrutura em um mundo onde as pessoas tentam dar cada vez mais valor a dados brutos e informação, e precisam de poder de processamento pra tentar extrair alguma coisa significativa dessa gigantesca massa de dados.

É importante frisar aqui que e massa de dados citada não é necessariamente a internet. A quantidade de informação extraída de uma rocha para análise de viabilidade de perfuração de petróleo é simplesmente ridícula. É MUITA informação, que chega de um jeito particularmente bagunçado e o trabalho dos caras é tentar organizar essa massa de dados e extrair alguma coisa útil dali. É um serviço particularmente mais nobre, mas não mais importante do que analisar registro pra entender o que diabos um software está fazendo. Até porque, esses softwares são a infraestrutura desses analistas de rocha.

Mas é um fato que, entender da infraestrutura lhe traz muito mais razão e capacidade de análise para coisas que acontecem sobre ela porque a relação de dependência é direta. Um banco de dados, para uma aplicação, é tratado como infraestrutura, apesar da junção do banco com a aplicação ser chamado de sistema, e não há nada de errado com essa nomenclatura, mas quando as coisas ganham patamar de infraestrutura, não importa a magnitude delas, elas ganham uma outra possibiliade: terceirização.

Antes que você fique encucado e pense que isso não faz sentido, é importante lembrar que as empresas geralmente já possuem bancos de dados, e precisam que essa massa de dados brutos seja processada pra gerar alguma coisa útil. A transformação da base de dados em infraestrutura de aplicação não é algo de outro mundo.

Só que se você começar a extrapolar a direção que as coisas estão tomando, tudo vai se tornar infraestrutura. O software que você usa vai se tornar infraestrutura. Por exemplo, o navegador que você tanto usa pra navegar na internet pode ser visto para um desenvolvedor de front-end como a infraestrutura que vai suportar um determinado layout, e não é incomum que o desenvolvedores de front-end tomem uma infraestrutura específica como base para o desenvolvimento e mandem todas as outras pro espaço. Devo frisar que o designer que usa o Internet Explorer como base pra qualquer layout não merece espaço no design.

Mas se existe algo no mundo da computação que eu acredito que te impulsiona pra frente, talvez não em um sentido estritamente profissional, mas certamente na competência de um assunto, é a compreensão das infraestruturas que cerceiam o trabalho.

Ah mas e quanto ao Brasil e a infra estrutura pra computação?

Acredito que as empresas brasileiras precisam mudar a sua mentalidade sobre a forma que elas tratam a computação e a informação. A maioria das empresas terceiriza toda essa área e acaba que muito pouco da empresa realmente tem poder técnico e gerencial para tomar as decisões que precisam ser tomadas sobre esse tipo de coisa. Veja bem, não é que eu seja contra a terceirização, mas existe muito componente crítico que as empresas não querem mais trazer para perto de si, geralmente por questões financeiras.

Só que gerenciar uma empresa não é só olhar para o fluxo de caixa(ou será que é?) mas também olhar a estratégia da coisa, especialmente, porque o barato pode sair muito mais caro no longo prazo porque você sempre vai ter que pagar uma equipe para fazer o trabalho. Talvez a única justificativa plausível para que isso não seja feito no Brasil é porque o custo da eletricidade aqui ainda é muito caro e faz com que ainda seja mais barato alugar algo lá fora.

Ou em outras palavras, a má qualidade de outras infraestruturas no Brasil pode estar compromentendo a qualidade de outros serviços e equipamentos. O país certamente não tem capacidade pra produzir em escala industrial, mas certamente possui capacidade pra fornecer uma boa mão de obra, mas a cultura empresarial e de emprego precisa mudar muito.

Acabou que eu não falei de desenvolvimento especificamente, mas se você quer desenvolver infraestrutura, eu sugiro que você instale um Linux numa máquina virtual(Temos um guia em algum lugar do Hardcore Devel. kkkkkkkkk) e faça brincadeira com bash scripting. Esse guia fornecido pela galera da Linux deve ajudar bastante: https://www.tldp.org/LDP/abs/html/


Imagens:
http://www.construtoracostamartins.com.br/areas-de-atuacao/infraestrutura

Nenhum comentário:

Postar um comentário