sábado, 23 de junho de 2018

Pensando Sobre Matemática #74 - Bhaskara

E vem aí: a equação do segundo grau!


Ok, pra fazer o gráfico você usa função, mas eu vou aproveitar e tentar colocar de outra forma como a equação e a função se relacionam. Vá para um navegador que tenha um Javascript porreta porque aí vem o MathJax!

Eu vou falar essas baboseiras todas apenas com o intuito de demonstrar a fórmula de Bhaskara, e pra isso eu vou me aproveitar de uma relação aqui emprestada da física que é a do movimento uniformemente acelerado. Que é quando você tá andando em linha reta pisando no acelerador, claro, desprezando o atrito com o ar. Com essa relação você acha em qual ponto da reta você está dado um determinado instante de tempo. S(t)=S0+v.t+a2.t2 Como é que você escreve a função? Você pega os valores do tempo, e coloca eles em um dos eixos(geralmente na abscissa) e acha os valores do espaço que seria o lugar da reta onde você está. Isso é relativamente fácil de se fazer né, porque você substitui e acha o valor do ponto. Então se você quiser saber onde o cavalo tava no início do movimento: t=0 S(0)=S0+v.0+a2.02 = S0 Só que aí sempre tem aquele corno que tava olhando praquilo e falou: "Porra, mas se o crime aconteceu ali, então tem que ser no momento que o cavalo esteve ali. Qual foi o momento que o cavalo chegou ali então?". Eu devo dizer que eu gostei desse exemplo porque o cavalo acelera infinitamente. - Kkkkkkkkkkkkk - Mas enfim, traduzindo isso em termos práticos ele quer dizer o seguinte: S(t1)=K t1=? Só que quando ele diz isso, ele também diz que: S(t1)=S0+v.t1+a2.t12 S0+v.t1+a2.t12=K E pá! apareceu a bendita. E é assim que nasce uma equação de uma função, quando você quer saber o caminho inverso, então eu vou pegar aquele quadrado lá e dar uma ajustada só pra tirar aquele denominador chato e dar uma cara bontinha pra coisa. Considerando: a2=c Temos S0+v.t1+c.t12=K E agora sim, temos uma equação do segundo grau do jeito que a gente quer. Nesse caso com a variável t1

- Ah ma não pode ser com o x isolado igual função do primeiro grau!?
- Até pode. No final o resultado vai ser o mesmo. v.t1+c.t12=K-S0 Bom se você compreende o princípio das equações, um lado é igual ao outro, então um lado multiplicado por um fator é igual ao outro lado multiplicado pelo mesmo fator. A gente vai se aproveitar disso pra gerar uma estrutura bem específica. A gente vai multiplicar tudo por 4c: 4.c.(v.t1+c.t12)=4.c(K-S0) 4.c.v.t1+4.c.c.t12=4.c(K-S0) 4.c.v.t1+4.c2.t12=4.c(K-S0) Agora a gente soma v2. Isso tudo é pra poder gerar uma soma de quadrados de um lado pra gente poder fatorar. v2+4.c.v.t1+4.c2.t12=v2+4.c(K-S0) (v+2.c.t)2=v2+4.c(K-S0) E olha só, agora a gente consegue tirar a raiz dos dois lados e isso permite a gente a trabalhar com a incógnita sem potência. v+2.c.t=v2+4.c(K-S0) E agora ficou moleza né? Mas tem um detalhe sórdido aqui relacionados a quadrados. Sempre que eles aparecem a sua equação ramifica porque, veja bem: a2=b(-a)2=b Então por causa disso você vê que há duas soluções possíveis.
v+2.c.t=v2+4.c(K-S0) v+2.c.t=-v2+4.c(K-S0) Isso certamente encerra o nosso assunto aqui, pois demonstramos já a razão pro método de Bhaskara funcionar, mas se você for um bom observador, certamente já viu que essa raiz quadrada aí deve dar uma dor de cabeça gigantesca.

E isso é tudo! Por agora... ;D


Imagens:
http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap31s2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário