quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Polêmica #50 - Sistema de Avaliação

Chega um ponto em nossa vida em que nós somos testados.


O que garante que os testes são justos?

Testes são perfeitamente justos. Eles examinam a sua capacidade de raciocinar ou agir sob uma determinada circustância. O problema é que você pode inferir pouca coisa através deles, e as pessoas tentam inferir uma quantidade absurda delas.

Um teste de Q.I. por exemplo teoricamente serve pra medir o quoeficiente de inteligência de alguém. Supostamente quanto maior o valor que uma pessoa obtem nesse teste, mais inteligente ela é. Até que ponto isso é verdade? Por que essa métrica é aceita? Existe alguém que é contra essa métrica.

Q.I. teoricamente mede a capacidade de uma pessoa raciocinar lógicamente, mas existem algumas controvérsias sobre isso porque nem todo mundo usa a mesma lógica para raciocinar sobre o mesmo tipo de coisa. Se você tem dúvidas quanto a isso, coloque duas pessoas para jogar torto e veja as palavras e a ordem nas quais elas aparecem.

Ok. Isso ainda é meio subjetivo de devido a quantidade de palvras que as pessoas conhecem, então vamos tentar algo diferente. Se eu der a sequência {2, 3, 5} qual é o próximo elemento?

Dependendo da sua linha de raciocínio você pode pensar em 7 ou em 8. 7 porque essa lista compreende os 3 primeiros números primos, mas se você pensar em recorrência o último número é soma dos outros dois anteriores, e 3 + 5 = 8. Começa a perceber o problema?

Por que a gente continua testando as pessoas então? É porque é necessário. Porque nós precisamos saber coisas de antemão antes de tomar decisões. Imagine que você irá contratar um médico para salvar vidas. Você vai contratar aquele que errou todas no teste ou aquele que acertou todas?

Se você tiver só o teste como informação, você provavelmente vai escolher aquele que acertou todas, mas se você souber que aquele que errou todas já fez 4 operações de primeiros-socorros com sucesso, vai começar a pensar duas vezes sobre qual seria a decisão correta.

E mesmo os sistemas de avaliação falham. A única forma pela qual você pode escolher um ator é pelo histórico de trabalhos dele, porém a mera presença dele em um filme não significa a garantia de sucesso, nem a garantia de um trabalho perfeito, em outras palavras, em alguns casos não dá pra dizer quem é a pessoa mais indicada para o trabalho porque nenhum teste satisfaz.

Mas eles são necessários. Enquanto eles estiverem aí, é melhor você estudar para passar neles. algumas pessoas estudam sistemas novos de avaliação, mas ainda não existe um horizonte de implementação disso.

É uma pena.


Imagens:
http://www.psicologacarla.com/2011/08/var-bloqueado-1function-clicke.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário