segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Hardcore Devel #50 - Programação em C++ #1

E vamos a nossa primeira lição de programação em C++!


Lembrando que aqui é hardcore.

Então vamos começar com o básico. A primeira coisa que você tem que aprender quando você começa uma nova linguagem é conversar com o computador. Ok. Nesse primeiro momento basicamente apenas o computador vai falar. Antes de continuarmos, certifique-se que você baixou o instalador correto do dev-c++. A gente espera. Pode ficar tranquilo. Só venha aqui nesse link. Ah sim. Não esqueça de passar por toda a burocracia de abrir o programa pela primeira vez!

Agora, como fazer o C++ falar com a gente? Bom, pra isso nós precisamos primeiro da o pontapé inicial, que é dar um código fonte para o compilador. Antes que você esteja pensando em coisas mirabolantes. Um programa é um punhado de código fonte compilado e depois colado junto tipo um frankenstein. Todo esse processo fica transparente dependendo da IDE que você usa. Um programador mais experiente, provavelmente usaria a própria linha de comando.

Então a primeira coisa que a gente vai fazer é um código compilável, que é o seguinte. Crie um novo arquivo fonte(Ctrl+N) e digite o seguinte código:

int main()
{
  return 0;
}

Salve isso como um arquivo .cpp e compile com o F9. Ele deve compilar e executar o código.

Identação é importante em código. Geralmente se usa o tab, mas eu estou usando dois espaços devido ao fato de apertar o tab no editor do blogger não tem o mesmo efeito que em uma IDE, porém isso é um código compilável. Ele não vai fazer nada, mas isso é um programa. Na verdade esse é o esqueleto de ujma programação C++. Isso sempre vai ter que aparecer pra que seu código rode como um programa normal.

E agora nós vamos a parte onde o computador de fato responde. Pra isso vamos ter que adicionar algumas linhas de código nesse esqueleto.

#include<iostream>
using namespace std;

int main()
{
  cout << "Coloque uma mensagem aqui";  return 0;
}

Agora ele deve mostrar uma mensagem na linha de comando. O legal do bloodshed-dev é que ele faz uma pausa automática pra você para que tu tenhas uma noção do que você está fazendo.

- Legal, mas o que isso tudo significa?

Bem não vai dar pra explicar agora, mas entenda que desde que você tenha:

#include<iostream>
using namespace std;

Você pode fazer:

cout << "Sbrubbles";
Quantas vezes você quiser. lembrando que depois disso você sempre tem que colocar o ";" Ele é imperativo, e fundamental pois ele que finaliza um pedaço de código que faz alguma coisa.

Por enquanto é só. Brinquem com a compilador e saiba que você pode juntar diversos textos da seguinte forma:

cout << "Sbrubbles" << "Caçapava" << "Mithril";

Nenhum comentário:

Postar um comentário