quarta-feira, 30 de março de 2016

Polêmica #57 - Batman vs. Superman

Homem-morcego e Super-homem.


Os dois principais heróis da DC comics se espancando.
Pois é. O Brasil tá afundando em uma crise política e eu to aqui falando de Batman e Super-homem. Eu não quero me envolver em questões políticas até porque todo mundo sabe que eu sou contra a corrupção, mas contra o Impeachment da presidente Dilma.

O lance agora é que o morcegão e o alienígena estão se enfrentando nesse novo filme, e mais da metade das pessoas certamente está vendo o filme por causa do primeiro. Coitado do super, popularidade muito próxima de 0, enquanto o Bat ta lá em cima. Vamos dar uma análise rápida sobre esses dois aí e entender o que está se passando, até porque eu não vi o filme.

Super é um cara simplesmente extraordinário. O arquétipo ideal de herói semi-deus que tem poder para destruir a tudo e a todos. Um roteirista diria que isso é um problema pois para você gerar histórias para esse personagem é necessário você extrapolar o poder dos antagonistas ou explorar a única coisa que o impede de fazer o que bem entende, o código de ética e moral inabaláveis.

Bat é o oposto. Ele não tem poderes. Ele precisa utilizar de tecnologia, inteligência e habilidade para derrotar seus inimigos, muitas vezes agindo na margem da lei para poder executar a justiça. O morcego se aproxima mais da definição de vigilante do que de herói devido a forma com a qual age. Como seu poder é extremamente restrito, porém seu código de ética e moral não é tão linear, ele tende a ser melhor visto em termos de roteiro e de concepção de personagem.

É óbvio que o super-homem é mais forte que o morcego e poderia acabar com ele sem problemas. O grande lance é que não é uma questão de força entre os heróis. Não é uma questão de comparação. Ambos servem ao mesmo propósito que é capturar os caras maus, porém utilizam meios diferentes para isso. O super é capaz de prender todos os capangas, mas certamente não seria capaz de parar para obter provas para deter um chefe mafioso que comanda uma facção, algo que o morcego faria sem problemas ao custo de alguns crimes que ele certamente não seria capaz de evitar.

E pra falar a verdade, eu nunca gostei muito do Super e do Bat. Não é por uma questão de fazerem parte da DC ou não, até porque a DC tem excelentes personagens também. Acho que o conjunto de habilidades e de contextos deles nunca me chamaram tanto a atenção.


Imagens:
heroi.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário