segunda-feira, 14 de março de 2016

Pensando Sobre Matemática #53 - Números Primos(De novo!)

Ok. Esse pode ser o assunto mais batido que nunca sai da moda na matemática.


Tudo por causa dessa matéria aqui ó:

Riemann deve ter ficado feliz com isso, e mais que Riemann, Hardy e Littlewood. Esses caras estudaram números primos basicamente pela vida inteira deles. Hardy chegou a um ponto de ignorar qualquer coisa que não fosse uma tentativa de provar a hipótese de Riemann. Hoje a galera só quer mesmo é quebrar o RSA.

Mas o que tem de tão legal? Primos são números que só podem ser dividos por 1 e por si mesmos. Já sabemos desde nossos primeiros anos que eles aparecem sem padrão, ou pelo menos sem nenhum padrão reconhecido. Toda essa aleatoriedade começa a ser duvidada quando os cientistas acham de fato um padrão no meio disso tudo.

Calma! O RSA não será quebrado(ainda). A brincadeira está em primos consecutivos. A distribuição de primos consecutivos ganha um padrão conforme os números ficam maiores, uma vez que a primalidade fica cada vez mais rara. Eles já tem até um nome para isso, que é a conjetura k-tupla.

Enquanto nós estamos aqui eles estão procurando números primos e suas propriedades como verdadeiros caçadores de tesouro.

E você achando que matemática não era emocionante.


Imagens no link no início do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário