sexta-feira, 15 de março de 2019

Polêmica #75 - Mundo Virtual x Mundo Real

Há quem diga que a internet fez as pessoas saírem do mundo real para irem para o mundo digital, e graças a isso as pessoas passam a viver em um contexto de isolamento social. Será isso verdade?


Não, isso não é um Merchandising. Eu não estou recebend nada para isso, mas é que eu adorei essa imagem onde parece que o Android é o dono do mundo. Hu3.

Vamo lá. Desde que o ser humano é ser humano ele é uma criatura social. Seguindo a teoria da evolução, os antepassados dos seres humanos já eram criaturas sociáveis, existem estruturas sociais em alcatéias, bandos de primatas - porque eu esqueci o coletivo deles - já se organizavam em prol do objetivo da sobrevivência. A verdade é que há união com "U" minúsculo realmente é capaz de fazer a força, mas será que isso é sempre verdade?

Existe um fenômeno inicial que afasta os seres humanos em grupos. Não sei exatamente como essa construção social se faz, mas se faz com diversos outros animais. Não existe uma única alcateia, como não existe uma única tribo. O ponto não é que existe a tribo dos sociais e a tribo dos não sociais, mas que existe sim alguma força que nos afasta socialmente de outros seres. Em princípio isso poderia ser a linguagem, mas existem coisas mais intrinsecas, afinal, porque existem tantas cidades diferentes nos paises?

Pois bem, em geral a verdade força social se manifesta apenas quando duas pessoas descobrem que tem um objetivo em comum, mesmo que esse objetivo seja derrubar o poder social de alguem, mas é possível que isso surja de uma conexão passional. Na verdade, as conexões passionais são, a princípio aquilo que une as tribos. Afinal porque outro motivo que não passional um Inglês se apaixonaria por uma Francesa? Talvez porque ambos tenham um plano maior de derrubar as coroas?

O fato é, quando a sociedade se torna uma coisa banal, pelo simples fato de que a humanidade não é mais escassa, não faz mais sentido prestar atenção em todo o ser humano e criar uma espécie de conexão seja ela passional ou racional, então passamos a dedicar nossas energiais sociais a um pequeno grupo de seres humanos que realmente importa.

- Ah mas o que isso tem a ver com o mundo virtual?

O fato é que o mundo virtual não nos retirou a capacidade de ser sociais. Continuamos interagindo com as pessoas sempre que necessário, e conseguimos também uma conexão com um mundo inteiro de pessoas, podendo facilmente nos comunicarmos com outras pessoas com outras culturas e costumes. Quantas pessoas não aprenderam uma grande quantidade de palavras em inglês simplesmente por estarem jogando e precisarem deste idioma?

Mas não dá pra eximir completamente a culpa da internet. De fato, somos presencialmente menos sociáveis, porque o número possível de pessoas com as quais podemos interagir agora é simplesmente ridículo. Pessoas se comunicam com milhões de seguidores com apenas um clique, e a quem essas pessoas realmente vão dedicar a sua energia social? Aos seus fãs? Certo que não, pois por mais famosas que sejam, elas ainda são pessoas e tem recursos sociais também limitados. Não dá pra dizer que é impossível, mas a logística necessária para que todos recebam uma parcela de atenção de uma pessoa só beira o inviável, limitando-se a pequenas e rápidas interações. Se fornecer atenção a tanta gente é inviável, porque então existe uma quantidade de gente querendo essa exposição? Será que eles não percebem o que está acontecendo?

Enquanto isso, o real, ou "não virtual" -  já que realidade é uma coisa muito prounda - Sempre vai continuar funcionando e pessoas sempre vão estar interagindo porque, da mesma forma que no mundo virtual, existem problemas a serem resolvidos, e honestamente precisamos nos perguntar se realmente vale a pena querermos esse nível de interação social no mundo real que algumas pessoas realmente tanto pregam.

Só que uma cena onde pessoas numa sala simplesmente estão se falando pelo chat do whatsapp é uma coisa ridicula, felizmente eu nunca passei por esse tipo de situação, apesar de já ter me isolado no virtual em situações reais, mas nunca trouxe as pessoas para o meu próprio buraco, mas há relatos de pessoas que se recusam a encarar o mundo real. E isso é particularmente ruim porque o mundo virtual depende do mundo real. Não dá pra comandar o boneco do jogo se você não consegue se comandar.

Em contra-partida, ocorre um fenômeno de interdependência, uma vez que o mundo real passa a ser cada vez mais afetado pelo mundo virtual, ao ponto de algumas pessoas precisarem do mundo virtual para poderem também existir no real. Não consigo dizer se é isso que o futuro nos aguarda, mas se eu arriscasse uma predição, diria que cada vez mais iremos possuir duas ou mais identidades interdependentes, onde uma delas certamente está no mundo não virtual. Estamos caminhando para isso no sentido em que os sistemas de identificação estão ficando cada vez mais modernos, e os estados e corporações estão se valendo dos mesmos para serem capazes de identificar as pessoas.

Da mesma forma, problemas que existiam no mundo real, passam a aparecer no mundo virtual como é o caso da privacidade, enquanto problemas do meio virtual passaram a permear o mundo real como o desgaste da comunicação. e é capaz das soluções estarem perdidas em algum ponto médio entre o real e o não real.

Mas eu vou reformular a pergunta inicial e deixá-la aqui:
Será que a internet influencia nossas vidas o suficiente a ponto de perdermos nossas habilidades sociais fora do mundo virtual?


Imagens:
https://www.facebook.com/mundocelularijui/

Nenhum comentário:

Postar um comentário