sábado, 7 de dezembro de 2019

Um Ciclo do Wu Xing

Estava Li estudando os elementos como um bom estudante chinês. Oras, é de um conhecimento mais comum no oriente de que as crenças espirituais são construídas em cima de cinco elementos. Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. E como acontece na filosofia ocidental a coisa é cíclica. Então a madeira alimenta o fogo. As cinzas do fogo fazem a terra. A terra ajunta o metal. O metal coleta a água. A água alimenta a madeira.

Pois bem, Li resolveu dar uma nadada pra entender esse bagulho melhor. Já tava ali na praia mesmo, roupinha de banho, talvez fosse ali que ele fosse ter uma das maiores lições do Wu Xing que ele teria em sua vida. O futuro é incerto, talvez Li terá uma melhor, mas certamente, por enquanto essa seria um tanto quanto impactante.

Mergulhar na água do mar certamente faria ele entender um dos elementos, então ele mergulhou e não entendeu nada. Pensou - "Era de se esperar que eu não entenderia nada com um mergulho apenas." - E obviamente deu uma série de outros mergulhos. Aparentemente sem sucesso.

Mas havia um outro elemento ali na marotagem só esperando ele dar mole para aparecer. Uma água viva passeando pelo mar. Não tinha tentáculo não, era daquelas bundonas que é só uma geléia flutuando no meio da água, mas certamente é chata porque se pegar, vai queimar. E pegou bem na fuça do jovem e - por que não? - pequeno chinês. E foi então que ele descobriu que talvez na água seja possível estudar o fogo também.

Sua cara queimava. O bicho era ardido pra cacete. Ele se sacudiu bastante e conseguiu tirar o bicho d cara e foi nesse momento que ele aprendeu que era melhor ele proteger o rosto porque quando o vento batia a situação piorava. Então ele teve a magnífica idéia de usar a terra e deu de cara na areia. E foi ai que ele descobriu que quando o fogo se combina com a terra a coisa realmente fica tensa.

E foi nesse ínterim que ele conheceu a madeira ao correr de olhos fechados e dar com a cara em uma das vigas de madeira que dava sustentação ao quiosque próximo. O misto de dor e o impacto repentino fez com que ele desmaiasse no ato.

Eis que ele acorda em um quarto com um rapaz trazendo uma água de coco e escutando um heavy metal porreta. Li achou estranho por um momento, mas achou que a sua experiência estava incompleta, havia passado por todos os elementos mas como manda a filosofia oriental, você tem que fechar um ciclo.

E foi assim que ele resolveu tomar banho pra ver se isso tudo passava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário