quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Polêmica #78 - Liderança e Propósito

Um movimento sempre possui um propósito, a razão pela qual ele existe e que tipo de mudança ele quer provocar no mundo, mas sabemos que um movimento sem pessoas que realmente façam o movimento acontecer é a mesma coisa que não ter movimento.

Algumas pessoas tem o poder de liderar as pessoas, como esse cara aqui


Rá! Achou que vinha foto de político né!? Achou errado, otário! De qualquer forma eu não vou dissertar sobre Magnus Gallant porque pra entender melhor o personagem vale a pena jogar Ogre Battle 64.

Eu vou dissertar um pouco sobre Liderança e Propósito.

Vamos começar com o seguinte, qualquer adoração cega a uma imagem ou um líder é simplesmente errado, especialmente se esse líder for um humano, humanos são passíveis de erros não apenas pela natureza humana, mas por serem criaturas com emoções, e todo mundo sabe que a emoção e a razão geralmente são inimigas competindo por um mesmo recurso, o cara que toma as decisões do corpo, cérebro.

E não é de hoje que esse tipo de coisa causa problemas a humanidade. Eu particularmente não conseguiria por em ordem cronológica, mas alguns líderes exaustivamente adorados culminaram em tragédias absurdas, obviamente que as primeiras criaturas que vem a nossa mente são Hitler e Mussolini, os líderes máximos do Fascismo na Alemanha e na Itália pré segunda guerra. Ambos foram líderes adorados cegamente e fizeram o que fizeram. Por razões que provavelmente ficarão desconhecidas para sempre, Hitler será sempre muito mais colocado em foco do que Mussolini, o que me deixa com uma pulga atrás da orelha em qual cruel pode ter sido a barbárie na Itália também.

De qualquer forma há uma série de outros exemplos, alguns mais distantes, outros nem tão distantes assim.
  • Alah
  • Mao-Ze-Dong
  • Lula
  • Kim-Il-Sung
  • Kim-Jong-Il
  • Bolsonaro
  • Lenin
  • Getulio Vargas
  • Fernando Collor
  • Xerxes
  • Napoleão
  • Qualquer Líder de Império
Quando eu falo qualquer líder de império é qualquer líder de império mesmo. Desde os Incas que imperaram na América o Sul antes da chegada dos Europeus, quanto as monarquias do velho continente. Os regimes imperialistas se legitimam sob o pretexto de que o Rei está certo, o que gerou escravidão de incontáveis seres humanos ao longo da história. Faraós por mais que fossem imperadores sábios, não necessariamente eram bons e certamente violaram muitos direitos humanos ao longo de seus períodos.

- Mas naquele tempo não tinha isso!
- E daí!? Nós estamos olhando com um olhar universal de direitos humanos. Escravidão, independente do período é uma atividade sub-humana e deve ser condenada independente de quando foi praticada.

Mas será que a imagem de um líder é sempre necessariamente uma coisa ruim? Quantas empresas ao perder um determinado funcionário, perdem projetos inteiros? Quantas pessoas deixam de prestar atenção no Catolicismo quando o Papa é uma criatura odiosa. Você pode até discordar de mim, mas certamente sabe que o Catolicismo melhorou MUITO quando o Francisco II tomou posse deixando para trás o desconsiderável Bento XVI.

Entre outros casos. Observe a banda High and Mighty Color depois da saída de Maaki, a primeira vocalista. Não quero desmerecer a HALCA, até porque a versão dela ao vivo de Enrai é mara. Vou até colocar aqui


Veja você que, queira você ou não, muitas vezes a presença de um líder é importante pra caramba para a continuidade de um movimento, seja ele nobre ou não. Há quem diga que a difusão do conhecimento matemático por volta de 1600 tinha ele como base e após sua morte as coisas ficaram bem mais difíceis. Veja bem, o catolicismo não precisa do Papa para ser a religião que é. Da mesma forma a necessidade de lutar por um mundo mais amistoso ao ambiente não precisa de Greta Thunberg. Só que não há como negar a importância dessas pessoas para a inspiração de mais pessoas. E então fica a pergunta:

Um movimento, independente de quão nobre seja seu propósito, precisa de um líder, ou não?

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário