Vamos começar falando que as catástrofes climáticas no Rio Grande do Sul não são novidade nenhuma em 2024. Essa pedra já tava sendo cantada com os ciclones em 2023, e já tinha uma prévia no início do ano com uma das primeiras chuvas que derrubaram árvores e o escambau por lá.
Eu tenho visto também que a gente tem que se posicionar, e talvez eu tenha mesmo, mas eu não quero falar sobre doar e talz. Essa parte humanitária a gente já sabe. Eu também não quero falar sobre boatos, que estão rolando na pandemia porque os youtubers já estão cobrindo isso muito melhor do que eu. Colocarei três links logo aqui no início pra que vocês sigam no youtube e vejam o que está sendo dito sobre as catástrofes:
https://www.youtube.com/@MeteoroBrasil
https://www.youtube.com/@IanNevesOficial
Os vídeos deles também servem pra embasar um pouco as minhas opiniões acerca do assunto. E essa pessoa aqui também me embasa:
https://www.instagram.com/hazelisonline/
Dito isso tudo, bora pro show de críticas ao capitalismo, porque é disso que se trata.
Honestamente, a quantidade de tragédia que acontece no Brasil é quase mensal, e isso porque eu tô falando no Brasil. Em outros lugares, tragédias ambientais são cada vez mais frequentes e cada vez piores, mas eu vou falar sobre o meu país porque é para essas pessoas que eu estou tentando falar e para nos lembrar que a gente precisa superar esse modo de produção o quanto antes porque o nosso solo não vai aguentar o capitalismo macetando os recursos naturais a torto e a direito fechando os olhos para toda e qualquer consequencia que ele causa.
Meu objetivo é cobrir 2 pontos importantíssimos pra gente entender que a loucura do nosso mundo precisa ser evitada e a gente precisa resgatar a nossa humanidade e a nossa consciência o quanto antes. Não se trata de se emocionar acerca da nossa humanidade, mas sim compreender que não há saída além da compreensão total das consequencias das ações da sociedade.
1. Recursos Naturais são Finitos
Não importa o quão abundante as coisas pareçam. Recursos naturais são finitos, mas a gente tem uma sorte da peste de alguns serem renováveis. É importante que se frise muitas vezes - Recurso renovável não é infinito - e eu não sei se dá pra repetir o suficiente. Água é o recurso natural mais importante que tem. Não tem cidade que não se estruture ao redor de fontes de água. Londres é estruturada ao redor do Thames; Paris ao redor do Sena; O Rio de Janeiro fica no litoral e tem diversos afluentes para a Baía de Guanabara, tais como o Rio Irajá; Natal - RN é estruturada ao redor do rio Potengi; São Paulo é estruturada ao longo do Peabiru; bem como diversas outras cidades do Brasil, o Peabiru que é uma estrada que beirava diversos rios e recursos naturais. Exemplos de cidades e estruturas ao redor de rios são incontáveis.
E a água é um recurso renovável. A gente aprende desde o ensino fundamental sobre os ciclos da água, mas acontece que se você quebrar o ciclo da água, ela não se renova, e aí você passa a perceber a finitude do recurso. Além disso, é possível esgotar o recurso antes do início de um novo ciclo, mais uma forma de verificar que Recurso renovável não é infinito. O que as nossas sociedades tem feito ano após ano é minar esse recurso natural. O desmatamento da amazônia precisa cessar, e é necessário que outros desastres tais como Mariana e Brumadinho não estejam nem perto de acontecer. As barragens precisam ser desfeitas e a lama tóxica atrás delas precisa ser tratada de alguma forma. Eu gostaria de dizer como, mas eu não sei os procedimentos químicos possíveis não posso opinar completamente.
Madeira não é infinita, ferro não é infinito, pedra não é infinita. Não há recurso natural infinito! Existem ciclos pelos quais alguns se renovam, mas não há infinitude. Comida não é infinita. A gente tem que produzir comida continuamente para continuarmos vives e é exatamente sobre isso que se trata agricultura e fazenda.
Qualquer indústria ou processo produtivo que for consome recurso natural. Isso inclui a própria fazenda que produz comida! Produzir comida consome água! É justamente por essa razão que as civilizações são construídas ao longo de fontes de água porque são uma das matérias primas da agricultura! Tanto a agricultura quanto a pecuária precisam da água especialmente porque a pecuária é dependente da agricultura. Se o gado come pasto, é necessário entender como o pasto cresce. Se o gado come soja, é necessário entender os principais processos de produção de soja. Madeira também precisa de água e madeira sempre foi preciosíssima para diversos itens de construção civil ao longo da história.
2. Produzir Gera Resíduo
Sobreviver gera resíduo. A gente faz cocô. Simples assim. Fato é que a gente precisa fazer alguma coisa com esses resíduos. A gente tem essa cultura de cagar e mandar pra um sistema de tratamento de esgoto e torcer pra que tudo vá dá certo, mas nem sempre foi assim. Antigamente existiam as latrinas, fossas e os limpadores, e vai saber o que de fato era feito com os resíduos. A geração de energia elétrica gera resíduos por mais limpa que seja a geração. Tudo gera impacto ambiental por menor que seja, e quando a gente junta varios impactos menores, será que não dá um impacto grande?
Turbinas de energia eólica tem impacto, usinas de energia hidroelétrica tem impacto, até usinas de energia solar tem impacto porque todas essas coisas tem maquinário, e a manutenção desse maquinário já é suficiente para a geração de algum impacto para além das transformações causadas. O processo produtivo e de transporte de comida gera resíduos, o processo de produção de absolutamente qualquer coisa gera resíduo e as coisas não são projetadas para lidar com isso, ou são muito pouco. Em geral o que se vê acerca do aproveitamento de resíduos é muito pouco porque dificilmente são aproveitados na linha de produção inicial. Por exemplo, existe o aproveitamento do gás residual em operações de produção de petróleo, mas e o resto? Vai tudo pro mar e que se dane?
Fora quando o resíduo não é simplesmente a destruição bruta do recurso natural. Quando a Braskem vai explorar o sal-gema e cessa as atividades em 2019, o dano causado ao solo é irreversível e simplesmente afunda diversos pontos da cidade de Maceió porque a estabilidade foi severamente comprometida! Maceió que já era uma cidade afundada pela Braskem hoje sofre com mais inundações causadas pelas chuvas por lá. Inundações que não tem metade do noticiamento do que acontece no Rio Grande do Sul. Fora o resíduo deixado da produção de todos os produtos que ela fez.
Não há como produzir sem deixar resíduos. Se nossos processos produtivos não forem bons o suficiente para reaprovietarem esses resíduos, estamos simplesmente condenados. Processos de reciclagem e reaproveitamento precisam ser implementado para ontem.
E o plástico tem que acabar. O plástico reciclável é praticamente uma mentira.
3. Não Precisa Adiantar o Apocalipse
Se para produzir qualquer coisa a gente gera resíduo e não existe recurso natural infinito então as situações já não são nem um pouco favoráveis pra nossa existência, mas pode piorar. Não tratar os resíduos adequadamente vai simplesmente corroer qualquer tentativa de se manter o ciclo dos recursos renováveis. Aquilo que podia ajudar a gente minimamente pode ser destruído pela nossa incapacidade de lidar com resíduos. A poluição de rios pelos esgotos é uma parte, o desmatamento é outra, as tragédias com barragens de mineração são outras, vazamentos de óleo são outras...
Como se isso já não bastasse, a lógica de produção de excedente gera resíduos que são o próprio produto e que não são nem reaproveitados! Isso aconteceu quando o estado comprava o café excedente para manter o preço da saca de café no mercado e não gerar deflação, isso aconteceu quando enterraram um monte de fita do jogo do E.T. em algum deserto dos estados unidos, isso aconteceu quando enterraram um monte de Funko Pop que não ia ser vendido, isso acontece com as roupas não vendidas produzidas pela indústria do fast fashion que descarta as roupas no deserto ou em cidades periféricas.
Engenheiros em geral buscam melhorar a eficiência de suas máquinas ao máximo, mas a loucura da computação simplesmente fez com que pessoas desconsiderassem que computadores também geram resíduos (a parte contraditória é que eu to gerando resíduo pra escrever, e manter esse texto publicado na interenet). A produção de criptomoeda gasta uma quantidade de energia absurda para realizar as operações de blockchain. A I.A. generativa gasta uma quantidade absurda de energia pra processar a massa imensa de dados na velocidade que ela o faz. A forma com a qual a computação se desenvolve sem responsabilidade alguma está acelerando os processos de destruição do meio ambiente, mas a gente simplesmente não consegue ver isso porque parece ser totalmente transparente.
Tem ainda o problema dos microplásticos que estão contaminando o espermatozóide nos testículos dos homens. Se estão fazendo isso, vai saber o que mais os microplásticos estão envenenando a gente desde sabe-se lá quando. Hoje em dia é basicamente impossível consumir qualquer coisa que não tenha microplástico agarrado! Falando em plástico, tem as ilhas de plástico geradas no meio do mar. Ilhas de plastico que envenenam animais e destroem ecossistemas, destruindo mais a natureza e seus ciclos de renovação de recursos naturais.
Se a gente parar pra olhar a nossa volta, tem catástrofe ambiental para quase que absolutamente todos os lados! Mas o nosso modo de produção alienante simplesmente nos impede de ver isso, fazendo com que pouco a pouco nos adiantemos a passos cada vez mais largos em direção a nossa extinção.
4. Não há Saída Sem a Destruição do Capitalismo
Simplesmente enão é possível resolver essas catástrofes sem mudar o modo de produção. Não há prática de capitalismo que não seja predatória porque a idéia do capitalismo não é resolver demanda, e sim tomar o poder através da produção desenfreada de um produto e domínio de mercado. Não há prática saudável. Capitalismo gera monopólios, obsolescência programada, descarte de produtos, cartéis, holdings, exploração humana. Não há interesse em se manter trabalhadories. Trabalhadories não passam de ferramentas de geração de riqueza na visão de um capitalista. Se ume morrer, coloca outre no lugar. Fim. Se o tendão inflamou, enche o rabo de diclofenaco e volta ao trabalho.
O Capitalismo não vai salvar a humanidade porque a salvação da humanidade não virá através da concentração de poder, e sim do compartilhamento desse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário