terça-feira, 12 de novembro de 2019

O Mestre de Bonecos

Alex era um criador de bonecos. Não, ele não trabalhava em uma fábrica da Estrela. Ele fazia bonecos artesanais do tipo que se faz com calma, com paciência, e com muito tempo disponivel, mas obviamente é um trabalho onde ele é talvez, melhor remunerado. Não sei dizer, não to na pele do Alex apesar de estar escrevendo essa estória.

O lance é que ele fazia bonecos que seriam usados como marionetes. Após terminar um boneco ele certamente brincava amarrando os fios nos seus próprios dedos e fazendo suas próprias estórias com marionetes, e naturalmente acabou se tornando até relativamente bom, o suficiente para unir o seu ofício inicial de criação de bonecos com um novo ofício que tinha super a ver, que era ser artesão de bonecos. A parte boa é que cortava custos porque ele não precisava comprar os bonecos. Fazia os seus próprios e depois amarrava os barbantes e os manipulava como bem queria.

Tal qual uma pessoa normal, Alex desafiava seus limites, então se ele podia controlar dois bonecos com duas mãos, o que já dava um bocado de trabalho, será que ele não conseguiria ir além? Talvez se ele amarrasse os barbantes nos dedões dos pés, ele conseguisse manipular mais um boneco e colocar 3 bonecos em uma mesma cena. Um feito que, até onde se sabe ninguém havia tentado. Pois bem, Alex se tornou um exímio manipulador de marionetes.

Era quase como mágica. O movimentar de seus dedos, fazia os braços e as pernas as marionetes se movimentarem, e aos poucos elas faziam coisas cada vez mais complicadas, como passar um objeto de um boneco para o outro, dado que as mãos fossem criadas de uma forma que os bonecos conseguissem fazê-lo, e aos poucos, contando estórias, criava narrativas cada vez mais elaboradas. Indo cada vez mais além com as suas mensagens.

As próprias estórias começavam a surgir sozinhas, como se Alex fosse apenas um receptáculo de informação cósmica que transmitia idéias através de sua voz e do movimento de seus muitos bonecos. A naturalidade do movimento era tanta, que era questionável se os bonecos não estavam se mexendo sozinhos.

Mas será que Alex manipulava os bonecos, ou será que os bonecos manipulavam Alex?

Nenhum comentário:

Postar um comentário