sábado, 19 de outubro de 2019

Polêmica #77 - A Farsa dos Eixos Políticos e Econômicos

Acho que todo mundo já viu uma figura pelo menos parecida com essa na vida

Political Compass yellow LibRight

Pois é, eu também já vi muito, e eu costumava a acreditar que eram duas coisas que não se misturam, mas eu acho que eu me enganei.


Eu vejo que muita gente tenta separar as opiniões políticas das econômicas. Apesar do espectro ser grande em cada um desses eixos e você poder estar em qualquer lugar aí desse quadrado (se você considerá-lo finito, obviamente). Você tem nas duas pontas políticas, pessoas autoritárias e libertárias, ou em outras palavras Ditaduras e Democracias, e no eixo econômico você tem a esquerda e a direita, também conhecidos como Socialismo e Capitalismo.

E honestamente eu não estou aqui para dizer se você tem que ser de esquerda ou de direita, mas o que eu quero tentar demonstrar, e talvez eu falhe, é que isso não é um quadrado, e sim um único eixo. Em outras palavras, não é possível você querer a liberdade econômica com restrição política, nem é possível você querer a liberdade política com a restrição econômica. Em outras palavras, se você quer uma economia mais aberta, você naturalmente tem que ser um democrata, e se você quiser uma economia mais fechada você naturalmente tem que ser um ditador.

E a pergunta inicial que você provavelmente me faria é: Por que?

A resposta mais curta é: Porque a política influencia na economia e a economia influencia na política, ou em outras palavras, elas não são disjuntas.

Agora vamos explodir essa resposta. As decisões políticas fazem as empresas mudarem de rumo. A forma mais simples é através da aprovação de uma lei. O exemplo mais recente é a GDPR/LGDP, que está forçando as empresas a se adaptarem a uma coisa que não existia antes sob pena de duras punições, mas isso não é tudo. Incentivos fiscais, programas de redução de impostos, todas essas decisões são políticas.

Da mesma forma, os políticos tomam as decisões de mudar o panorama do jogo justamente por causa da economia. Uma empresa que descobre uma brecha na lei e resolve usá-la para obter dinheiro fácil explorando pessoas não pode passar impune porque é dever do estado garantir o bem estar das pessoas, mas o estado precisa agir por lei ou decretos. O estado é quem aprova o aumento do salário minímo, aprova a criação ou remoção de tributos, etc. A fim de balancear outros pontos como as contas publicas ou o bem estar de seu povo.

Ok? Mas isso ainda não mostra como os eixos se juntam.

Os eixos se juntam fazendo com que um cara que seja libertário e queira uma economia de mercado seja também um democrata. Esse cara não só acredita que as pessoas tem que ser livres e que devem tomar a decisão em consenso, mesmo que o consenso acabe sendo pior, mas o mercado é uma entidade que precisa de uma coisa um tanto quanto abstrata para funcionar, e o nome dessa coisa é segurança. Não estou falando do mercado onde você compra cerveja, e do cara que fica de olho pra ver se você não roubou nada. Estou falando sobre o fato das pessoas comercializarem as coisas livremente entre si sem intervenção.

A segurança é importante porque as empresas precisam reduzir o risco que já é inerente a própria atividade de empreendimento. Você não investe em algo que você não consegue projetar um futuro, não necessariamente próspero, melhor do que o presente momento. E pra você ter a segurança necessária para a economia de mercado funcionar você precisa deeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Democracia. Não só isso, mas você também precisa de liberdade para tomar decisões que antes nunca foram pensadas, o que é algo que você não necessariamente pode fazer em uma Ditadura.

Em ambientes de democráticos, a criação de leis e emendas são antes de sua efetivação, atos públicos. Você pode ler um projeto de lei que é algo que ainda precisa ser votado pra saber se vai virar lei ou não, entre outros possíveis eventos que gerem insegurança. Sem segurança jurídica, e segurança física também, não tem empreendedorismo porque se você acumula riscos em cima de uma atividade já arriscada, você obviamente faz as pessoas correrem!

Então não tem como você dizer que dá pra ter liberdade econômica em uma ditadura, bem como não dá pra dizer que você tem liberdade política quando a economia está presa. E é por isso que não dá pra apoiar um espectro econômico sem apoiar o espectro político respectivo, porque as coisas estão intimamente ligadas.

Mas e aí? Qual dos dois lados está correto? Eu não sei porque todos os dois lados tem seus prós e contras, o ideal sempre seria juntar os pros e jogar fora os contras mas os prós são objetivos geralmente conflitantes, mas se você quer minha opinião sincera, pare de defender lados e passe a defender as idéias contidas nesses espectros. Se você acha que o mercado precisa de algumas intervenções, está tudo bem, se você acha que não, está tudo bem também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário