domingo, 14 de outubro de 2018

Frases Marcantes #1

"Você é muito egoísta!"

Eu lembro dessa frase muito bem na minha mente. Eu era um garotinho e devia ter 2 pra 3 anos. Mas se alguma frase marcou a minha vida, foi esta.

Eu realmente não lembro quase nada, do meu passado, mas esse eu lembro, nitidamente, todo o contexto que fez a frase ser essa coisa toda. Eu não sei exatamente porque, mas eu lembro que eu sabia que existia dinheiro e sabia que as coisas mais legais vinham com ele. Eu escutei essa frase no meu aniversário, logo depois de rejeitar abertamente um monte e presentes feitos artesanalmente e ainda assim, por ser o caçula, as pessoas fizeram todo o possível pra atener o eu desejo de querer uma coisa comprada.

E hoje eu vejo que a gente precisa de dinheiro, mas que há coisas muito mais valiosas.

Eu também lembro que eu não sabia o que significava egoísta, e que a mesma pessoa me respondeu. -"É quem só pensa em si mesmo." - E isso foi um choque porque, eu não sabia o quão horrendo eu estava sendo, mas eu tinha certeza de que eu não era egoísta. Eu lembro que as pessoas ficaam chateadas comigo e eu só fui entender depois desse choque. Eventualmente a chateação passou, acho que elas viram que eu aprendi a lição. Talvez até bem demais.

Bem depois que eu viria a descobrir o conceito de altruismo, que e bonito mas e utópico, então acredito que o caminho do meio nesse sentido é o mais correto, mas independente disso, acredito que eu comecei a minha própria cruzada de vida com o objetivo de não ser egoísta. Não acho que eu tenho medo de ser julgado como tal, mas certamente eu tenho medo de que, apesar de tudo, no fundo fundo eu sempre seja um egoísta e tenha que estar sempre consciente disso pra evitar que isso se manifeste.

E eu admito que eu não sou nem um pouco empático. Eu não sou a pessoa que vai ficar tentando ler cada gesto minimo pensando em: "como posso ajudar/agradar o outro?" Mas sempre tentei ser o mais prestativo possível dentro dos meus recursos. Apesar de ser algo um tanto quanto melancólica quando o seu único objetivo de vida é ser útil, esse é mais ou menos a direção que eu tinha até os ventos mudarem o sentido da embarcação.

Hoje eu não posso mais pensar assim porque eu tenho uma vida que depende de mim e o paradigma muda completamente. Meus recursos não são mais meus. Isso não significa que eu tenha que criar uma dinastia, mas, de fato, a forma de enxergar os bens e completamente diferente agora. Prestar socorro a todos da melhor forma possível não é mais uma opcão. Tudo tem de ser cautelosamente calcukado, desde o tempo, até a melhor forma para que eu possa voltar pra casa mais uma vez.

Mas se tem algo que eu vou tentar pra sempre evitar, é o egoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário