terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Polêmica #44 - As Novas Gerações

O mundo está mudando e as novas gerações possuem mais tecnologia do que a nossa.


O que estará por vir?

Antes de começar, eu queria esclarecer que as novas gerações não está relacionado aos nossos filhos e aos nossos netos e aos nossos bisnetos. Apenas aos nossos filhos. Isso porque as pessoas se dividiram em duas classes. Os acomodados e os empreendedores.

Ok o mundo sempre foi dividido dessa forma, só que enquanto temos direitos trabalhistas, ainda há como os dois viverem. O problema é que a primeira classe está sofrendo um grande problema pois, o país, o mundo inteiro, quase, está caminhando em um sentido cada vez mais empreendedor e meritocrata.

Isso está errado? Não. Meritocracia não é necessariamente ruim e possui alguns revezes. Pessoas que nascem sob determinadas condições tem uma probabilidade maior de serem bem sucedidas. Foco na probabilidade, porque é justamente daí que também partem muitos acomodados.

E o mundo inteiro está girando em torno do marketing, mídia, e publicidade. As pessoas estão valendo cada vez mais de acordo com a sua visibilidade similarmente aos artistas. Eles estão suprindo a demanda por entretenimento que a tv não mais consegue pois a visão de mundo deles é completamente diferente do que é mostrado por ela.

A visão de mundo do passado, onde a educação seria o mais importante gerou um problema. A necessidade do diploma se tornou maior do que o estudo pelo que se gosta, e acabou criando um sentimento de frustração entre os jovens que possuem um papel indicando que tem curso superior, mas não conseguem emprego em lugar nenhum.

Enquanto isso, a nossa educação continua fazendo com que as pessoas saibam que a membrana celular é formada por uma dupla camada de fosfolípideos, mas não saibam como funciona a economia, ou como funciona a política, ou como se comportar socialmente na festa do Zé porque está escrito que o traje tem de ser Esporte Fino.

Não é que estudo e ensino não sejam importantes, mas existem algumas coisas que modificam muito a visão das coisas. Uma delas é a questão da especialização contra a generalização. Não tentem escolher um lado pois os ambos são importantes e se adequam a determinadas posições pois a disciplinas estão interligadas. Você não consegue gerar uma solução para todos os problemas utilizando uma única disciplina. É como pensar que existe uma única equação capaz de solucionar todos os problemas de matemática do mundo. Você precisa de alguém que entende minimamente de computação e química, para juntar o homem que entende muito de computação e outro que entende muito de química.

E existe também o conhecimento que é adquirido por demanda. Em geral esse é o conhecimento cotidiano que é raramente divulgado e é passado de qualquer forma, quando é passado de fato. Você sabe usar uma máquina de lavar? Remover cera do piso? Passar uma roupa? Alinhavar um pedaço de tecido? São conhecimentos que são cotidianos e a maioria não sabe. Tem gente que sabe usar um Linux e não consegue ligar um aspirador de pó. Imagine então usar uma furadeira pra pendurar um quadro na parede!

Cá estamos nós, no meio de uma sociedade que gera cada vez mais conteúdo e informação, enfrentando o problema da filtragem de informação. E nós temos sede de conteúdo, especialmente aqueles que tem carater lúdico. Por isso utilizamos tanto o meio de comunicação que mais provê entretenimento, o computador conectado a internet.

Ao mesmo tempo que ele é o amigo, ele é o inimigo. Pessoas que produzem e se enriquecem utilizando essas ferramentas, e pessoas que perdem sua capacidade produtiva devido a essas ferramentas. Isso não significa que uma é mais estúpida que a outra, mas com certeza indica que elas tratam da vida de forma diferente.

A gente acaba abstraindo muitas coisas como o uso de recursos naturais para o fornecimento da energia que abastece o nosso negócio, e toda essa abstração nos faz esquecer do quão simples as coisas são e do impacto que essa simplicidade pode ter na nossa vida ao ponto de não conseguirmos compreender a magnitude do estrago causado em Mariana devido a destruição da barragem, e como a vida das pessoas continuou mesmo depois disso.

As pessoas estão melhorando devido a facilidade do acesso a informação, porém ainda existem outras definhando em suas próprias cabeças vazias e improdutivas. Quem será que vai ganhar essa briga?


Imagens:
commons.wikimedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário