terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Pensando Sobre Matemática #43 - Cos(a + b)

E hoje eu vou fazer dose dupla.

Só que agora com o outro cara.

Não ignore o outro post. Se você não lê-lo você vai se perder. Ao lê-lo e ver essa imagem você vai entender do que estamos falando.


E para adiantar eu vou já reescrever aqui as 4 relações mágicas que fazem a coisa funcionar. c=x.cos(α+β).cos(α)+y.cos(β) x.cos(α+β).sen(α)=y.sen(β) c.cos(α)= (x+y).cos(α+β) c.sen(α)=y.sen(α+β) Isso vai poupar bastante trabalho, pois aqui já temos todas as relações que são necessárias.

Eu não sei se você notou, mas no final da postagem anterior, a terceira relação ficou completamente ignorada. Isso é porque o propósito dela é aparece aqui e agora. Lembra do que fizemos utilizando a ultima equação? Pois é. Junte a terceira com a primeira: (x.cos(α+β).cos(α)+y.cos(β)).cos(α)= (x+y).cos(α+β) Só que esse monte de parenteses ta complicando. Vamos aplicar as distributivas: x.cos(α+β).cos(α).cos(α)+y.cos(β).cos(α)= x.cos(α+β)+y.cos(α+β) AGora eu vou passar um dos termos da direita para esquerda: x.cos(α+β).cos(α).cos(α)-x.cos(α+β)+y.cos(β).cos(α)= y.cos(α+β) E agora sim se torna interessante colocar um cara em evidência: x.cos(α+β).(cos(α)2-1)+y.cos(β).cos(α)= y.cos(α+β) Opa! Esse termo aí que apareceu é bem famoso! Ele vem daqui: sen(α)2+cos(α)2=1 Se você olhar, você tira um seno ao quadrado negativo disso aí: cos(α)2-1=-sen(α)2 Isso significa que: x.cos(α+β).(-sen(α)2)+y.cos(β).cos(α)= y.cos(α+β) Mas aí nós podemos recorrer a segunda equação de novo pois: x.cos(α+β).sen(α).(-sen(α))+y.cos(β).cos(α)= y.cos(α+β) Então: y.sen(β).(-sen(α))+y.cos(β).cos(α)= y.cos(α+β) Vamos ajeitar e dividir tudo por y: cos(β).cos(α)-sen(β).sen(α)= cos(α+β) Sim. A soma do cosseno dos ângulos é uma diferença entre o produto dos cossenos e dos senos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário