segunda-feira, 19 de março de 2018

Polêmica #72 - A Morte de Marielle

Ocorreu um homícidio de uma vereadora no Rio de Janeiro recentemente. Mais especificamente de uma mulher chamada Marielle Franco, que era vereadora do mesmo município. E como o Symsoup gosta de uma polêmica, é claro que nós vamos colocar algumas palavrinhas no caldeirão.

Não da pra dizer que é indignante que a vereadora tenha morrido, que a morte tem que ser investigada e etc. etc. etc. Mas as redes sociais tem travado um embate frenético sobre quem realmente era e as razões pelas quais ocorreu o homicídio. As redes sociais se dividiram em dois polos, aqueles que acreditam que foi um assassinato encomendado pela polícia, e outro que acreditam que foi um assassinato por dívida com traficantes.

Antes de continuar o post, eu explicíto aqui que nós vamos levantar novos pontos de vista, mas não vamos dar nenhum veredicto porque isso depende da investigação e dos juízes, e da integridade das instituições públicas.

Então, antes de começarmos, acredito que primeiro precisamos pesquisar um pouco sobre a vida da Vereadora. Então eu fiz uma pesquisa(Digitei o nome dela no Google), pra ver o que dá pra pegar de informação sem precisar cavar muito fundo. Acontece que ela tem um site, e dá pra descbrir algo por aí. Uma das primeiras coisas que fizeram foram desmentir as fake news no site dela.

Certamente é uma mulher esforçada pois é mestre em ciências sociais e da pra dizer que vai fazer falta na sociedade sim. Ela tem uma filha de 19 anos, e nunca saiu de lá pois seus projetos eram todos realizados lá.

Não dá pra pegar o lado ruim dela porque no site dela obviamente não vai falar nada disso, mas não dá pra dizer que é uma pessoa completamente ruim e acredito que a morte dela teve um cunho político sim, mas não concordo com o que as pessoas dizem sobre a morte dela e de muitas outras pessoas.

Ponto político:
A quantidade média de homicídios anuais no Rio de Janeiro é de 1300(Fora os não contabilizados) como podemos ver aqui. Em outras palavras é muito mais homicidios que a instituição policial é capaz de averiguar, e muito mais homicídios que a própria mídia é capaz de noticiar. Se você acha que sai sangue se torcer o jornal. Imagine se ele fosse capaz de cobrir todos os casos de homicídio. Marielle Franco era uma das pessoas que ia fazer estardalhaço pelas mortes não noticiadas pela mídia, mas certamente ela só seria capaz de pegar os casos dos locais onde frequenta. E ainda assim uma quantidade limitada de casos pois ela é uma vereadora só.

Há uma série de possibilidades aqui em relação a razão do homicídio, ao meu ver:
  1. O trabalho de Marielle estava prejudicando o trabalho de um policial corrupto.
  2. O trabalho de Marielle estava prejudicando o trabalho de algum traficante.
  3. Não era ela quem deveria morrer naquela noite.
  4. Crime passional.
E a não ser que você faça parte da investigação, por favor fique de bico calado. Você pode ter 500 opiniões baseadas em sua crenças, mas os fatos virão conforme a perícia faz o seu trabalho.

O fato e que Marielle era uma voz ativa na câmara. E alguém a queria morta, e certamente sem ela os projetos dela não vão andar como deveriam e as coisas vão ter de ser reavaliadas, mas se alguem a queria morta por uma questão de legislação, uma vez que ela como vereadora vota pela aprovação ou não dos projetos de lei agora vai ter espaço para fazer o que tem de fazer.

Se ela foi morta por meliantes por uma divida ou porque eu trabalho estava impactando alguma facção o resultado é direto. Então se formos para o lado de uma corrupção nas instituições militares, ela era uma das principais contrapontos pois denunciava possíveis ações de abuso de poder por parte da polícia, a morte dela seria talvez uma forma de calar as denúncias atuais e futuras.

Ok agora que explicitamos algumas coisas, vamos para o lado Black Mirror da coisa. O Jornal ja divulgou que foram uma quantidade de tiros paticularmente grande, e levou um motorista como colateral, acredito que um político corrupto jamais faria esse tipo de coisa, muito mais provavelmente sabotaria um avião.

A Polícia detesta a mídia. Não faz sentido um policial executar uma pessoa dessa forma. Se a policia o fez e fez desa forma, ela foi extremamente burra, mas não acho que a inteligência da polícia não tenha pensado na repercussão da morte de uma Vereadora com tudo que Marielle representava para a sociedade.

Um crime passional ou talvez algo de uma facção criminosa rival. Faria mais sentido, mas seria ainda mas cruel se fosse um assassinato encomendado pelo próprio partido para criar um mártir e facilitar uma eleição para algum candidato. Faria mais sentido se fosse mais próximo das datas de eleição especialmente porque a copa do mundo vai abafar o caso. O homicídio foi feito de uma forma para chamar a atenção e duvido muito que tenha uma bandeira racista. Acredito muito mais que alguém encomendou a morte justamenre parece gerar a briga na própria sociedade e usar isso tudo como estatística para uma campanha política mais tarde.

Ok, chega de teoria da conspiração.

Ponto Social:
Mas a sociedade tem que parar com o estardalhaço da morte da vereadora devido as características dela. Quanto mais distinguirem a cor, sexualidade e etc da pessoa, mais a pessoas estão se separando e gerando o maldito preconceito que vocês tanto tentam combater. É uma coisa que Marielle provavelmente fazia melhor do que a sociedade: Entender que lutar pelo direito das minorias é lutar pelo direito da sociedade inteira.

Foi muito interessante que no dia seguinte, diverso atos pipocaram pela cidade do Rio de Janeiro e pelo Brasil afora, apesar da atuação da mulher ser apenas no município citado anteriormente. O que mostra que existe um grupo bastante grande de pessoas que estão insatisfeitas com a morte da mulher. O que a sociedade não pode permitir é que isso se torne um palanque para alanvacar uma campanha política.

Pois as marcas sociais que ela deixou pra trás certamente nada tiveram a ver com a cor dela. Certamente teve a ver com o contexto que ela esteve inserida durante a sua vida, pois provavelmente se não tivesse sido criada na favela, ela não teria tomado o rumo que tomou.

E obviamente, devido a questão policial, na investigação ou num possível assassinato, fica aquela velha questão da polícia que mais mata e da que mais morre. Eu li uma entrevista no TheIntercept a respeito de estado, polícia e sociedade que é bastante bacana que mostra como o estado nega o direitos humanos dos policiais, e como o policial raramente é tratado como um ser humano de fato pela própria sociedade.

E devido a polícia estar inserida numa situação de guerra ao tráfico, se torna praticamente inviável ser um policial quanto mais fazer trabalho de investigação. Novamente, tem 1300 homicídios por ano, fora o tamanho da população brasileira. Como se acha um criminoso no meio de tanto crime acontecendo e de tanta gente?

Se estamos em um contexto de guerra, resta lembrar como as guerras terminam. Isso certamente não é bom para o país independente de qual lado ganhe. É preciso encontrar uma segunda forma de encerrar o conflito, antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário