segunda-feira, 26 de março de 2018

Parabéns! O Primeiro Ano de Vida!

Maaaaais um ano que se paaasssaaaaa


Mas esse parabéns tem um gostinho todo especial que algumas pessoas já tiveram o prazer de sentir.

Na verdade é o primeiro aniversário da minha filha, e enquanto pra gente que já ta velho aniversário não significa mais nada, um ano pra uma pessoa que acabou de nascer significa coisa pra cacete. E isso também significa muita coisa pros pais. Por exemplo, com a ajuda da minha digníssima, a pequenina conseguiu ficar um ano inteiro viva! Obviamente que 90% do esforço disso é dela, mas eu ainda tenho 5% aí.

Ah sim, os outros 5% ficam pros avós e médicos.

Eu não quero comentar muito da festa até porque 60% da festa foi feita pela minha esposa, 20% pela mãe dela, e os outros 5% ficou distribuído entre eu o Sogrão, e mais 15% pros padrinhos que também deram uma força porreta pra que tudo acontecesse.

A pequena fez 365 dias de vida, e a cada dia que passa se torna mais interessante ver o pensamento dela evoluindo. A vontade de andar e o medo de cair. A vontade de descobrir as coisas novas mas o medo de se machucar no processo. Aquela comida que é meio pegajosa provavelmente não é gostosa, mas depois que se prova vê que é bom. E aos poucos ela começa a montar a sua própria experiência de como o universo funciona.

E é bastante impressionante como ela consegue captar coisas com a visão e criar uma idéia do que é normal. Ela vai tentar imitar os pais sim. Não vem com essa de que a criança não vai aprender vendo uma vez porque se forem os pais fazendo ela tem uma chance muito grande de aprender.

E é interessante que a criança vai treinar uma coisa ou outra. A minha menina treina pra ficar em pé sozinha. Ela fica tentando pra conseguir equilíbrio e eu tenho certeza que logo mais ela vai atingir esse equilíbrio e vai sair andando pela casa, tornando o meu trabalho de cuidar dela duas vezes mais difícil porque ela vai adquirir a liberdade de sair metendo a mão nas coisas.

E criança vai meter a mão nas coisas. Elas tem a curiosidade que nós não temos. E é nosso trabalho mostrar que criança que tem coisas que explodem se você pegar pra que ela não se machuque, e aí começam os dilemas porque em algum momento a crianca tem que aprender a usar uma faca, mas quando será que ela realmente estará pronta pra usar uma faca?

Eu não sei quanto a minha, mas nós estamos certamente nos esforçando para criá-la de modo que ela aprenda bastante e seja a pessoa mais foda do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário