quarta-feira, 12 de julho de 2017

Pensando Sobre Matemática #68 - Fibonacci

Esse aqui todo mundo já ouviu falar.


Até a galera do MathJax já ouviu falar nesse malandro aí.


Vamos lá. Esse cara aí é o tal do Fibonacci. Lenardo Fibonacci de Pisa. Quando era pequeno não tinha muito o que fazer aí ficava estudando matemática, quando cresceu continuou fazendo a mesma coisa pois a zoeira da matemática estava em seu coração.

Até porque, eu acredito que se os BRs usam a espiral de Fibonacci pra fazer memes. Tenho certeza que esse miserável já o fazia em 1700 e sabe-se lá quando.


Eu não vou ficar inventando aquela história dos coelhinhos não. A gente vai entrar direto na matemática dessa coisa. A espiral de Fibonacci é só uma forma bonita de enxergar a sequência de uma forma gráfica. A sequência de Fibonacci na verdade nasce da relação recorrência: Fi+2 = Fi+1 + Fi Onde os termos iniciais são: F0 = 0 F1 = 1 A espiral em si é só pra forma gráfica ficar bonitinha, o que interessa na forma gráfica são os quadrados pelos quais a espiral passa. Note que os lados dos quadrados são a soma dos lados de dois outros quadrados pelo menos menores. Essas somas obedecem a sequência de Fibonacci. Agora vamos voltar pra outras questões da sequência. Vamos praquela que chama mais atenção que é justamente a proporção áurea.

Se você não ouviu falar de proporção áurea, vai ouvir falar agora; ela geralmente é representada pela letra grega Φ, e, assim como o nosso querido π, ele é um número irracional! O valor aproximado para a Φ é 1,618

Mas peraí: Não é proporção áurea? Como assim é proporção então? Bom se você parar pra pensar, π também é uma razão, na verdade é a razão entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro. Por qual razão Φ também não poderia ser? A sequência de Fibonacci está relacionada com a razão áurea porque a razão entre dois números consecutivos da sequência converge para ela. Convergência sempre tem a ver com limite mas eu vou poupá-los da notação de limite dessa vez. F+1 F = Φ - Sabe qual é a outra coisa legal de Fibonacci? A raiz de 5.
- What?

É porque a fórmula fechada tem essa cara aqui: F(n) = ( 1 + 5 ) n - ( 1 - 5 ) n 2n . 5 Fórmula fechada? Ah sim, eu falei disso nesse outro post aqui. É porque uma função real que modela uma determinada relação de recorrência mutas vezes é chamada de fórmula fechada. Essa fórmula pode ser provada por indução. Eu não vou demonstrar por indução a fórmula fechada nesse post, mas eu vou mostrar como chegamos nessa fórmula fechada, que por sinal também é conhecida como fórmula de Binet. É importante frisar que eu não faço idéia de como chegaram nessa demonstração antes de mim, só sei como eu cheguei. E se prepare porque tem um passe de mágica pra fechar a demonstração.

Vamos lá. A relação de recorreência acaba que também pode ser escrita da seguinte forma: F(n+2) = F(n+1) + F(n) Subtraindo F(n+1) dos dois lados: F(n+2) - F(n+1) = F(n) Só que esse tipo de coisa, pra um cara que está meio calejado em matemática contínua, lembra muito uma função exponencial, porque, se você enxergar a sequência como função, essa construção vai lembrar muito a derivada de uma função, e essa derivada está sendo expressa como a própria função como uma equação diferencial linear de primeira ordem. Então se a gente supõe: F(n) = a n E substitui isso na relação de recorrência, temos: a n+2 - a n+1 = a n Só que quando a gente divide isso tudo por an, aparece um singelo polinômio. a 2 - a 1 = a 0 a 2 - a = 1 a 2 - a - 1 = 0 Em outras palavras é a base da função exponencial de Fibonacci. Só tem um detalhe, o polinômio é do segundo grau, e isso implica dizer que tem duas raízes. E olhando pro Delta, são duas raízes reais e distintas: Δ = 1+4 = 5 a = 1 ± 5 2 E agora? O que fazer? Ah sei lá, diz que é uma combinação linear dessas duas raízes e vê no que vai dar. F(n) = k1 . ( 1 + 5 2 ) n + k2 . ( 1 - 5 2 ) n Pra gente ver no que vai dar, nós vamos precisar verificar esses dois coeficientes desconhecidos, e pra isso nós vamos precisar de duas equações. O que é particularmente fácil uma vez que a gente já conhece a sequência. F0 = F(0) = k1 . ( 1 + 5 2 ) 0 + k2 . ( 1 - 5 2 ) 0 = k1 + k2 = 0 F1 = F(1) = k1 . ( 1 + 5 2 ) 1 + k2 . ( 1 - 5 2 ) 1 = k1 + k2 + 5 . ( k1 - k2 ) 2 = 1 k1 + k2 = 0 k1 - k2 = 2 5 Felizmente esse sistema é particularmente fácil de resolver. Eu vou pular a parte da solução de sistemas linears, e dizer direto qual é a resposta. k1 = 1 5 k2 = - 1 5 E voilá! fatorando essa coisa aqui: F(n) = 1 5 . ( 1 + 5 2 ) n - 1 5 . ( 1 - 5 2 ) n A gente rapidamente verifica que é a própria fórmula de Binet! F(n) = ( 1 + 5 ) n - ( 1 - 5 ) n 2n . 5


Ufa! Cansei! Por hoje tá bom!


Imagens:
https://gigantesdamatematica.wordpress.com/2015/12/18/leonardo-fibonacci-1170-1250/
https://www.facebook.com/fibonaccinobrasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário