domingo, 12 de fevereiro de 2017

Gamer Objectives #2 - Dragon Warrior III

Ae mais um Ok na lista!


E agora adicionei mais dois jogos na lista.

Legend of Zelda, Oracle of Ages/Seasons - Ok
Dragon Warrior III -Ok
Secret of Mana
Ninja Gaiden I
Ninja Gaiden II
Ninja Gaiden III
The 7th Saga
Valkyrie Profile
Final Fantasy III
Breath of Fire II
Captain Claw
System Shock II

Então vamos lá! Eu concluí o jogo Dragon Warrior III, também conhecido no Japão como Dragon Quest III. Esse jogo é particularmente conhecido por lá e em alguns pontos afora mas eu só fui entender a razão disso depois. O Akira Toriyama esteve na equipe de Design do jogo, então você vai ver algumas boas referências a ele como por exemplo os monstros que são macacos gigantes.

Só que pelo que eu reparei a história é particularmente muito fraca. Tem um bicho mal que quer matar geral, e Ortega(O teu pai no jogo) vai lá dar porrada nele e até agora não voltou. Então você cresce e vai atrás do bicho também pra dar porrada nele. Tudo bem clichezão. A graça do jogo certamente não está na história do personagem principal, então, tem algo de interessante além do Toriyama?

Não sei, mas pode ser que tenha. A primeira brincadeira do Dragon Warrior III é que você vai lá na Taverna e recruta os malandros da classe que você quiser(Exceto Sage), pra pegar o tio demônio lá. Você pode até "criar" o cara que vai passear contigo, dar nome e talz. Pode ser homem, ou mulher e as classes iniciais são: Warrior, Fighter, Cleric, Magician, Dealer, Thief e Jester. Fazendo uma tradução rápida: Guerreiro, Monge, Clérigo, Mago, Mercador, Ladino e Zoeiro.

Já é possível ter noção da habilidade de todo mundo né? O Sage aparece depois quando você visita o Templo de Dharma mais ou menos depois de 1/3 da aventura. Daí se você tiver o Zen Book, ou quem for mudar de classe for um Jester, ele pode virar Sage. Qualquer personagem que atinja o nível 20 em uma classe pode trocar, mas ele volta para o nível 1. As magias que ele adquire ficam com ele pra sempre, então da pra fazer um guerreiro que cura, entre outras combinações loucas.

Em termos de mecânica de jogo é aquela velha história de evoluir o boneco, comprar os itens certos e tal. Escolher quais ataques você vai usar no bicho, sendo que você pode se atacar, o que é necessário para remover alguns status abnormais, ou até mesmo defender, o que vai reduzir drasticamente o dano que um personagem leva, seja ataque físico ou magia.

Tem uns quebra-cabeças pro jogo não ficar muito fácil, e tem algumas histórias paralelas mais ou menos interessantes e alguns eventos de jogo que se tornam um pouco mais divertidos. Vou tentar listá-los brevemente:

- A opinião das pessoas vai mudando sobre você conforme seus feitos.
- Você pode se tornar rei temporariamente
- Há passagem de tempo dia/noite
- O mundo é redondo

E tem algumas idéias meio curiosas de design.

- O mapa do mundo é baseado no Mapa Mundi. É possível identificar os continentes e até o Estreito de Behring.
- Os nomes de algumas cidades foram modificados levemente para lembrar países como Romaly(Italy) e Portoga(Portugal).
- Os personages tem personalidade e ela pode ser alterada por acessórios ou por livros. Essa personalidade só influencia nos status que eles vão ganhar.
- Os Jesters ficam zoando na batalha. O que pode ser prejudicial porque nem sempre eles obedecem os seus comandos.
- Determinados itens mudam a aparência do seu personagem.

Fora isso não tem muito mais coisa, existem umas coisas que ficam meio escondidas e que acabam não fazendo muito sentido.

- Você pega o pássaro gigante só pra pegar a orbe de luz e pra enfrentar o primeiro demoniozinho.
- Tem uma porra de um pedaço de terra meio afundado "perto" da "América do Norte" pra você usar o vaso seco pra puxar uma ilha.
- As 6 orbes que você coleta é só pra libertar o pássaro que só serve pra fazer essas duas coisas mesmo.
- Jester é uma classe meio inútil mesmo.
- Diversos itens chave são usados uma vez apenas.
- Os livros não fazem sentido porque os acessórios fixam uma personalidade

E é isso aí. Confesso que não me diverti muito jogando isso não, mas nem todo clássico é bom. Segue o jogo.


Imagens:
http://dragonquest.wikia.com/wiki/Dragon_Quest_III

Nenhum comentário:

Postar um comentário