quarta-feira, 3 de junho de 2015

Polêmica #19 - Empresas e Política

Hoje é terça feira! Hoje é dia de polêmica! Sim, vai ser diretão assim!

Política é um jogo sujo. As pessoas que estão no poder fazem de tudo pra continuar lá, e quem não está faz de tudo pra poder tirar as outras de lá? Mas porque? Como essa coisa toda funciona, e o que tem de tão legal pra ninguém querer sair de lá.

Não, não iremos esperar o globo repórter

A questão é muito simples, as pessoas que estão no poder, podem mandar coisas ser feitas, e criar leis. Bom, e alguém tem que fazer essas coisas. Os políticos não vão lá erguer uma parede, bem como estamos todos nós sujeitos as leis que são feitas.

E quem faz essas coisas todas? As empresas! E quem tem que tomar cuidado com as leis? As empresas! Ok, civis comuns também tem de tomar cuidado com as leis, mas as indenizações pagas por eles são relativamente maiores. Então é fato de que a política tem um impacto muito forte sobre as empresas.

Mas como os políticos vão para o poder? Se considerarmos uma democracia, ele vão pra lá com o voto do povo. Só que para o povo votar em um político, o povo precisa conhecer e ser mesmerizado pela pessoa que está se candidatando. Pra fazer isso, o candidato tem que aparecer na televisão, outdoors, panfletos e o escambau. Isso custa uma coisa chamada dinheiro. De onde será que sai o dinheiro que os caras gastam pra fazer campanha.

Não não é do bolso deles.

Vem de doações. O povo pode fazer doações para os partidos que gerenciam o quanto de dinheiro cada candidato vai receber para fazer a campanha, ou algo parecido. A questão é que o dinheiro das campanhas é fruto de doações. Doações nominadas! Ou seja, não há doações anônimas. Sempre é possível saber quem doou pra qual partido.

Já viu onde isso vai dar?

Se você não viu, a resposta é simples. Alianças entre políticos e empresários. Os empresários dão dinheiros para os políticos fazerem as campanhas e em troca, as leis e as execuções irão beneficiar aqueles empresários. E isso é só uma parte da sujeira.

- Ah mas por que você ta falando de tudo isso?
- Porque recentemente foi aprovada uma lei que permite as empresas doarem para os partidos.

Só que isso é uma grande besteira e estupidez porque isso Já era permitido. Ou seja, foi um sensacionalismo miserável exibido pela mídia, pois se luta muito para que os empresários não doem recursos, uma vez que isso poderia indicar fortemente os vencedores das eleições, já que os recursos fazem uma diferença muito grande em quais candidatos ganharão.

A polêmica de hoje é sem polêmica. É só um alarme a mídia mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário