terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Polêmica #2

A discussão de hoje é: Pitty vs. Anitta.

Acredito que muitas pessoas viram o debate entre as duas no programa Altas Horas. A discussão das duas cantoras(?) gerou bastante repercussão a respeito da mulher e a sua indumentária com relação aos homens e com a sociedade em geral. Curiosamente a funkeira defendeu uma linha mais "conservadora" e a roqueira apoiava uma idéia mais "moderna".

Existem alguns pontos a serem destacados. O primeiro é justamente o mais simples que diz respeito ao preconceito que existe em relação a uma vestimenta mais curta ou decotada. A mulher que se veste dessa forma geralmente é vista pela sociedade como uma mulher oferecida nos casos mais brandos.

Mas existe uma certa razão para isso. Imagine uma mulher olhando para seu guarda-roupa pensando no que usar para seduzir pelo menos um rapaz. Essa mulher vai obviamente escolher roupas que mostrem ou valorizem mais o seu corpo. Fora a possível maquiagem para esconder as imperfeições. O que nos leva ao segundo ponto. Como existe um grupo que usa essa roupa caracteristicamente, é natural que o espectador comum associe uma mulher com esse tipo de traje a um determinado grupo feminino.

Porém existem homens que estupram e culpam as vítimas de seus crimes. Isso é ruim pois esse tipo de cultura de instalou na polícia, que é uma organização majoritariamente patriarcal. Então mulheres inocentes estão sendo culpadas por delitos onde elas foram vítimas, o que deveria ser absurdo.

Por que deveria porém não é? Porque é possível que uma queixa de estupro falsa seja tratada como verdadeira. A mulher pode simplesmente fazer sexo com toques de sadomasoquismo e alegar o abuso. O que é muito ruim para o trabalho das autoridades.

E não há como negar que uma indumentária sedutora irá atrair os olhares dos homens. É pedir demais que os homens não cedam a seu desejo de olhar e talvez até paquerar, mas é ridículo o movimento feminino ser pela liberdade do uso de roupa e não pela punição dos infratores. A escolha de um vestido tem suas consequências e a mulher segura de si deve estar pronta para arcar com elas.

Um dos grandes problemas desse debate é justamente a contradição/inteligência da Anitta. Apesar de fazer um som bastante chiclete, boa parte de seu sucesso veio justamente da exposição de seu próprio corpo. A pergunta a ser feita é se Anitta é inteligente de saber se vestir para o estilo de som que faz, ou ela é hipócrita. Acredito que as mulheres devem sim se reunir mas não para pedir liberdade para usar roupas nem para evitar o inevitável julgamento da sociedade. Elas deveriam procurar uma maior compreensão das autoridades para reduzir a violência e a misoginia.

Muitas pessoas aplaudiram a Pitty quando ela diz que o homem não tem que pensar nada, mas isso é um bocado injusto, pois quando um homem não faz determinadas coisas ele é julgado pelas mulheres e pela sociedade em geral da mesma forma. As pessoas sempre vão estranhar quando alguma coisa está acontecendo diferente daquilo que era esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário