terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Dá o Play Macaco #70 - Meteoro Brasil

Faz um tempo que eu não recomendo nada para quem lê. Ok, ninguém lê muito isso aqui, mas vai que, né?


Não, calma, esse meteoro não vai cair sobre sua cabeça. Pelo menos não agora. Todavia há uma grande chance de ele afetar a sua mente para sempre.

Capitaneado pelo Cara mais Simples e pela Mulher mais Sábia, ou Álvaro e Ana Flávia, respectivamente, o Meteoro Brasil é um coletivo que produz conteúdo filosófico. Eu o defino dessa forma porque apesar de só assistir o meteoro.doc no youtube, que é só um pedacinho de tudo o que eles fazem, eu tenho a noção de que existe muito mais do que isso. Não sei até onde ele se estende, mas sei que existem podcasts que são fechados para quem contribui.

Eu sou pobre, não tenho dinheiro pra contribuir, então eu fico só com esse pedacinho que eles distribuem pelo youtube mesmo.


Os vídeos são relativamente grandes, mas a grande maioria dá pra se escutar quase como se fosse um podcast - que é quase sempre a forma com a qual eu pego o conteúdo deles - só que é verdade que a experiência completa necessita do conteúdo visual também. Algumas vezes o que é dito, está referenciando conteúdo do vídeo, o que é perfeitamente válido, e, honestamente, é o que deve ser feito quando a plataforma lhe permite usar tanto o recurso audível quanto o visual.

Apesar da forma como eles se apresentam, de fato eles conversam entre si de igual para igual. Eu não sei exatamente qual é o tipo de relacionamento que eles tem entre si, mas suponho que seja algo pelo menos perto de uma união estável, mas esse tipo de coisa não cabe a mim. Independente do nível de proximidade o conteúdo que eles produzem realmente tem uma qualidade altíssima. No youtube eles produzem muito do que a gente tem chamado de vídeo-ensaio. Que é uma coisa difícil de definir especialmente pela dificuldade de se definir exatamente o que é um ensaio.

Aproveitando para fazer uma auto-referência


É uma coisa interessante que o Meteoro não tem um site próprio, mas estão em quase todas as redes sociais. Será que eu posso começar a fazer o site deles? Hu3hu3hu3hu3

Antes que você pense que o canal é só sobre política, afinal eles falam bastante disso, não é só isso, e na verdade o que geralmente me conquista mais são os vídeos que não falam de política, além das referências ocultas em alguns como a trilha sonora de Celeste ou de Zelda. Uma das coisas que é mais interessante para mim, é a capacidade de aglomerar temas e criar uma interpretação até um tanto quanto diferente daquilo que eu estava acostumado a ver. Isso é muito bacana e permite a gente ver as coisas de pontos de vista bem surpreendentes.

Estendendo um pouquinho mais, o Meteoro é um canal que pende mais ao progressismo, isso é, as razões são mais importantes do que as emoções e opiniões, então geralmente o argumento que é apresentado no material que eles soltam é geralmente apoiado com alguns outros argumentos por trás de caráter mais científico, isso resulta em um dos jargões que é mais utilizado ao longo da vida do canal: "Não importa o que eu acho, o que importa é o que eu sei".

Você pode conhecer mais deles só entrando no canal do Youtube, e você é livre para explorar mais a fundo e descobrir o sistema de financiamento coletivo e o que eles liberam nas outras redes sociais.

"Mas só se você quiser."


Imagens:
https://br.freepik.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário