terça-feira, 8 de agosto de 2017

Pegada

Pegar coisas deveria ser algo relativamente trivial


Mas não é.

Bom, diferente do que a maioria dos homens pensam por aí, ser pai é uma delícia. Eu sinto uma alegria indescritível vendo minha filha, não só pela questão emocional, mas também pela questão racional. Todo o trabalho que ela vai ter para se tornar uma pessoa e todo o trabalho que eu tive para ser quem eu sou hoje, além do trabalho que está sendo feito para eu ser uma pessoa melhor amanhã.

Legal, mas o que a forma de segurar uma raquete de tênis tem a ver com isso?

É uma questão de pegada. Na verdade, pegar coisas é algo que é ridiculamente trivial para nós. Quando queremos uma coisa que está a nosso alcance nós simplesmente a pegamos, e ponto. Não existe uma mecânica toda do pegar. É algo que está tão internalizado nas nossas mentes que raramente pensamos em como vamos pegar alguma coisa. Salvo algumas situações específicas como tirar um tabuleiro do forno.

Mas isso não é verdade para os bebês. Os bebês não tem destreza para executar tarefas manuais, e para falar a verdade eles não tem muita destreza para muitas coisas, até porque a maioria dos sistemas estão ainda em formação. A percepção sensorial e o raciocínio deles são particularmente aguçados, mas eles estão em severa desvantagem para experimentar o mundo porque eles não tem força nem habilidade o suficiente para fazer qualquer coisa.

É particularmente bonito ver o seu filho(a) pegar coisas. Descobrir que coisas são móveis e que são interativas. Um bebê pegando um objeto não tem muita noção do que aquele objeto pode ser. Um bloco pequeno e leve para você pode ser particularmente complicado de ser manipulado por aquelas mãozinhas desajeitadas, mas é bastante interessante ver que eles sempre estão tentando pegar coisas e essa constante tentativa faz com que eles melhorem aos poucos.

Na minha experiência particular, os primeiros objetos serão tecidos, especialmente aquele pano de limpar a boca que é um acessório de suma importância para uma criança. Faz um certo sentido também porque tecidos não são corpos rígidos, e, contanto que não estejam tesos, são particularmente fáceis de se capturar. Até o 4o. mês os objetos favoritos de captura da minha filha eram panos, e acredito que ainda serão por um tempo.

Tem muito mais coisas fantásticas em ser pai, mas eu não quero dar muito spoiler. hehehe.

Imagens:
http://www.tennisserver.com/turbo/turbo_97_10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário