sábado, 3 de junho de 2017

Hardcore Devel #69 - Bitcoin

Esses dias eu falei de Ransomware, graças ao WannaCry, pra galera ter uma noção do mundo dos ransomwares.


Hoje a gente vai falar da bitcoin, a moeda de pagamento que eles estão usando hoje em dia e entender melhor como diabos isso funciona.

Então... Todo mundo gosta de dinheiro mas a maior parte das pessoas não faz a mínima noção de como o dinheiro aparece. A gente sabe que a gente trabalha e que alguma instituição deposita o nosso salário no banco, ou então a gente faz as transações diretamente com as pessoas e a gente tem uma noção, ainda que parcial de como aquele dinheiro chegou na gente. Ainda assim a gente não consegue rastrear a origem.

A bitcoin não nasceu com a proposta de rastrear a origem do dinheiro. Na verdade o japa, Satoshi Nakamoto, estava interessado em evitar o custo duplo que o dinheiro atual gera, especialmente em transações eletrônicas. Obviamente não foi o Satoshi que desenvolveu a idéia da Bitcoin sozinho, mas o artigo só leva o nome dele.

Ele queria remover o custo duplo das transações financeiras, só que, agora a gente volta no outro parágrafo, isso não sera possível se você não soubesse a origem daquele dinheiro. Então um dos primeiro problemas que o sistema da bitcoin precisou enfrentar é gerar a origem do dinheiro. Cada bitcoin rolando no mercado tem todo um registro criptográfico assinado. Esse registro é tão grande quanto a quantidade de transaçoes na qual aquela moedinha fez parte.

E agora vem a jogada de mestre. a única forma de garantir que esse histórico seria confiável, seria tornando-o público e imutável. Como o sistema público e distribuído, é praticamente impossivel fraudá-lo, pois você precisaria fraudar todos os contadores(públicos) ao mesmo tempo para evitar que eles notassem a corrupção e rapidamente corrigissem seus dados.

Fora isso, e a questão de que ele não é física, a bitcoin se comporta como uma moeda normal, você compra coisas e vende coisas com ela. Agora vamos as questões um pouco mais capciosas.

E aquela parada de minerar bitcoin?
Minerar bitcoin significa vender poder de processamento. Na verdade você está vendendo um recurso, que é o seu pode computacional por bitcoins. Você está apenas ajudando os contadores a manter o livro de contabilidade em dia e sendo recompensado por isso.
É quase como ser o estagiário do contador, só que sem ele estar te enchendo o saco o tempo todo porque ele simplesmente não existe. Ele é outro computador em algum lugar. Talvez o seu computador fique meio bolado, esse outro computador pode ser um chefe mal.
Kkkkkk. Brinks.

Como eu arranjo bitcoin?
Vamos lá, a bitcoin é uma moeda virtual, e para tal você precisa de uma carteira virtual para armazená-la, lembra da brincadeira do histórico criptografado da moeda? Pois é, a criptografia é de chave assimétrica e alguém tem que ter esse diabo dessa chave. Pode ser você, ou pode ser outra pessoa de confiança(Banco). É tipo uma conta de banco mesmo, só que nesse caso você pode ser o seu próprio banco.
Bitcoin não tem poupança, então não rende juros(ainda). A chave privada fica salva em algum lugar, até escrita em um pedaço de papel, mas geralmente ela é associada a algum dispositivo por questões de usabilidade e privacidade. Até porque, se você perde a chave privada, já era. Bye bye dinheiro.

E da pra confiar nisso?
Parece que dá, eu particularmente nunca usei mas confesso que estou tentado a fazê-lo. O sistema distribuído das bitcoins parece particularmente consistente. O grande lance é que a transação é irreversível, não da pra ligar pro banco pra avisar que clonaram sua chave privada pra estornarem os valores todos.
A parte boa é que a chave privada é só pode ser encontrada quebrando a criptografia ou robando a chave de você. Roubar a chave privada depende unicamente do quão bem você a protege. Fora isso é só tomar cuidado com como você gasta as moedas pra não gastar dinheiro á toa.

Acho que é isso aí galera. Já deu pra matar um pouco a curiosidade sobre o que é bitcoin e responder as principais perguntas que a galera faz. Se você entende inglês, é uma boa idéia dar uma passada em bitcoin.com e se informar mais sobre tudo.

Parti

Nenhum comentário:

Postar um comentário