domingo, 24 de janeiro de 2016

Hardcore Devel #48 - Programação em C++ #0

Aeeeeeeeeeeeeee eu faço aniversário hoje!


Não o blog! Eu mesmo! Mas quem ganha presente é você!

Ok. Esse presente ta vindo mais em forma de notícia do que de produto mesmo. Vai ser um produto sim, só vai demorar um tempo pra ficar pronto. Enquanto isso você pode acompanhar tudo por aqui, porque deve ter mais ou menos o mesmo conteúdo. Provavelmente com menos diagramação, mas certamente interessante.

Então, qual é a idéia? Vamos supor que você começou a desbravar o seu computador, mas está chato usar so aquilo que os outros fazem. Você quer ter aquele gostinho de mandar a máquina fazer aquilo que você quer que ela faça, e não o que os outros querem. Amigo, só existe uma forma de fazer isso, e essa forma é programando.

- Ah mas programar é muito difícil, dá muito trabalho.
- O rapaz, você trabalha pra outra coisa realizar muito mais trabalho pra você.

Antes de sair começando a cuspir linhas de código, vou te dar uma motivação. Todo o dia, em seu computador, alguém vai te passar por e-mail um arquivo .txt contendo uma porção de tweets. Você tem que abrir, coletar o nome das pessoas, e gerar uma lista para que uma outra equipe, além de contar quantas pessoas deram retweets de outras, e saber quem ganhou mais retweets.

Parece chato pra cacete né, ainda mais se essa for uma lista grande. Talvez você faça isso manualmente até o terceiro dia, até que você começa a pensar como pode automatizar a tarefa. A solução é a programação. Você faz um programa, ele leva 2h pra fazer o que você demorava 6h e você ganhou 4h pra fazer qualquer outra coisa.

Sim, esse tipo de coisa pode acontecer. Pra fazer estatística a gente usa o Excel, mas e se seus dados não vem do Excel. E se fazer a organização com arquivos excel é muito custoso? Programe! Torne possível!

Então eu, irei começar a divulgar conteúdo para auxiliá-los com programação usando a linguagem C++. Então eu vou colocar duas coisas importantíssimas e desmistificar uma coisa sobre o programador.

Antes de você começar a programar, você precisa de um compilador. Que é algo que transforma código fonte em alguma coisa executável(código objeto). O que eu recomendo é o Bloodshed Dev C++ que você pode baixar aqui. A escolha do ambiente de desenvolvimento depende de duas coisas, o sistema para o qual você quer programar, e a forma com a qual ele organiza os arquvos.

Além de tudo, você precisa de referência. Não se iluda, um programador habilidoso não é aquele que sabe tudo sobre uma determinada linguagem, e nem aquele que escreve código mais rápido. E sim aquele que consegue gerar uma abstração e gerar um código consistente com aquilo que foi pensado. Eu não sei tudo que a linguagem C++ pode me oferecer e frequentemente esqueço muitas coisas quando estou programando, mas esse cara sempre me dá uma luz.

Então é isso! Instalem o compilador e se preparem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário