domingo, 31 de outubro de 2021

Diários são Necessários

Sabe, se tem uma coisa que eu culpo o machismo por eu não ter adquirido o hábito, é de ter um diário. Talvez eu nunca tivesse tido o hábito de escrever em um diário, até porque escrever todo o dia é muito mais difícil do que parece, mas eu não tive a chance de tentar esse hábito na minha infância -. "Um menino com um diário? Diário é coisa de menina!" - mas a verdade é que ninguém me disse isso. Os exemplos que eram impostos pela sociedade era de que apenas as meninas deveriam tê-lo para colocar seus segredos nele.

Somente quando cresci que vi o quão ridículo é esse raciocínio. Um diário é uma ferramenta de grande auxílio a qualquer ser humano. Não vou dizer necessária porque, realmente, você não precisa disso pra sobreviver, mas que as pessoas talvez fossem melhores se tivessem a oportunidades de ler seus próprios passados e revisitá-los para rever seus erros e manter seus acertos. Talvez o mundo fosse melhor se as pessoas fizessem esse processo de revisar o dia e pensar em todas as cagadas que fizeram e que possam melhorar no dia seguinte.

Porque é muito difícil de melhorar aquilo que você não mensura, e mensurar algo é basicamente registrar uma medida tomada em um determinado momento. Tudo bem que você talvez não vai ter dados quantitativos sobre todos os aspectos de um dia, mas um dado qualitativo ainda é melhor do que nenhum dado. Além do mais, dados quantitativos geralmente foram qualitativos em algum momento, ou você acha que a galera já sabia medir a tempratura em graus celsius lá atrás?

Eu vou fazer o meu diário. Não vou dar mole de não fazer. Não sei exatamente quando, mas eu vou fazer.

O passado vai nos marcar pra sempre, até porque, nós revisitamos os nossos traumas na esperança de saber como escapar deles caso eles aparecem da próxima vez. O problema é que a quantidade de traumas que conseguimos suportar é um tanto quanto limitada. Na verdade o nosso cérebro tem uma série de limites, basta você pensar em tudo aquilo que você não consegue mais lembrar dos seus tempos de escola. Eu particularmente tento me lembrar de tudo porque acho muito triste que todo o conhecimento que me foi dado seja desperdiçado em vão, mas reconhecço que tenho limitações e que certamente não serei capaz.

Mas ainda é importante registrar. Provavelmente a gente só vai conseguir se tocar do quanto a gente realizou até aqui, se a gente realmente começar a mensurar isso. Seria talvez uma forma de evitar que fiquemos sem propósito porque não sabemos para onde vamos. Se a gente pensar pelo princípio da incerteza de Heisenberg, se você não sabe para onde vai, teoricamente sabe onde está, porém até onde vejo, eu, e muitas outras pessoas também não sabem onde estão.

Falando dessa forma fica fácil, mas a realidade é que é difícil saber onde você está. Talvez a localização geográfica não seja tão complicada de se encontrar, ainda mais que temos GPS, então com o auxílio de um celular deve ser relativamente fácil achar sua latitude e sua longitude, mas e as outras coisas? E o legado que você vai deixar pra trás? Como saber que a gente já fez bastante coisa na vida? Seria o tempo de aposentadoria algo que nos diz com precisão quando fizemos tudo o que temos que fazer na vida? É claro que não pois isso é uma coisa um tanto quanto pessoal. Tem pessoas que acham que já resolveram seus objetivos muito cedo, mas tem pessoas que acham que precisam continuar trabalhando mesmo já recebendo aposentadoria. O diário não resolve o problema, mas talvez facilite esse entendimento. Se ele não ajudar a encontrar onde você está, talvez pelo menos te ajude a te dizer pra onde você está indo.

Um diário poderia ajudar até a identificar problemas de saúde. O registro diário de peso de uma pessoa que tenta emagrecer a auxilia a ver o que ela está fazendo certo e errado em seu objetivo. Esse conceito naturalmente pode ser expandido pra qualquer coisa, como a verificação de cancer de mama, uma vez que estamos no outubro rosa, ou a verificação de qualquer outra condição que se faça um pouco mais evidente no corpo.

A questão é que não consigo encontrar uma boa razão para não manter um diário. O problema é que um diário só é útil se existir a real disciplina para escrever nele todo o dia. Essa é a minha luta atual. Eu mal consigo manter um ritmo decente de escrita aqui, apesar do texto aqui necessitar de muito mais preparo, raciocínio e revisão porque aqui eu desejo falar a menor quantidade de besteiras a possível porque eu não sei quem vai ler. Talvez eu não devesse me preocupar tanto com a idiossincrasia e simplesmente deixá-la acontecer, pra depois discutir com essas pessoas o que se entendeu de tudo o que eu escrevi para que eu também possa entender o lado delas, uma vez que tudo o que falo tem base na minha experiência que é diferente das demais pesssoas.

Toda atividade importante tem um diário. Os capitães possuem diários de bordo. Professores possuem os diários de classe. Nós como capitães de nossas vidas precisamos de um diário de bordo também. Como nossos próprios professores, precisamos dos nossos diários de classe. A resposta se eu devo usar um diário ou não, talvez eu só va encontrar em um diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário