segunda-feira, 10 de maio de 2021

Polêmica #83 - Karol Conka - Preconceito, Redenção e Sociedade

 Faz muito tempo que eu não escrevo nada sobre polêmica. Provavelmente porque pra escrever sobre as coisas, se você quiser escrever bem, você precisa ler pelo menos 2x mais sobre o assunto. A não ser é claro, que você esteja escrevendo um monte de aleatoriedades, que é mais ou menos o que eu faço.

Mas eu hoje eu vou tentar ser um pouco melhor e vou falar sobre fatos um pouco mais recentes, uma pessoa que movimentou, e ainda vai movimentar o mundo devido ao impacto que gera na imprensa e nas redes sociais. Sim, como já diz no título, eu vou falar sobre Karol Conka


Um pouco atrasado, talvez, mas achei que está no momento apropriado.

Antes de você continuar a ler o texto, eu gostaria de colocar observações bastante pertinentes sobre ele:

  • Eu nunca sofri racismo, então minhas percepções podem estar equivocadas
  • Eu não conheço a Karol Conka com tanta profundidade, então é possível que eu esteja sendo impreciso com detalhes relativos a sua trajetória
  • Leia o texto e não se prenda ao título

Karol Conka movimentou o Brasil com a sua participação no BBB 21. Especialmente por ter um comportamento que era completamente inesperado pela maioria das pessoas - eu incluso - no programa. Ela é uma mulher negra, que usa o rap (pra mim ela faz rap mesmo) pra falar sobre os problemas que ela enfrenta, ora sendo mulher, ora sendo negra, ora sendo mulher negra. Não foi isso que a maioria esmagadora do Brasil viu. As ações que foram demonstradas, pegam especificamente momentos de hipocrisia de suas ações em relação ao discurso que ela faz em sua arte. Uma hipocrisia que simplesmente não dá pra negar.

Mas há de se lembrar que o que se vê na TV aberta é uma edição, é um recorte, e não era nem metade da trajetória dela dentro daquela situação, então é difícil dizer se as ações dela, por mais que injustificáveis, não seriam, pelo menos, explicáveis.

Pois bem, foi cancelada e odiada pelo Brasil afora, a ponto de precisar ser escoltada por ter sua integridade física sob risco. Teve o seu tempo de processar as coisas, e está tentando dar a volta por cima, seja com um documentário, seja retomando a carreira musical, mas a sociedade, implacavelmente tenta mantê-la baixa, tenta desmerecê-la, como se ela não tivesse direito a algum espaço, como se ela não pudesse ter a sua redenção. Mas alguns questionamentos vem a cabeça com isso tudo.

O que foi feito já foi feito, mas será que ela não pode reparar os próprios erros? Considerando que já não foram reparados devido ao efeito positivo, com razão, que isso teve para as vítimas de seu abuso. Lucas, Gil, e outros, certamente saíram fortalecidos e tem o capital social que, teoricamente, é justamente o capital de trabalho dos participantes do BBB. Teoricamente eram todos influenciadores antes de entrar na casa. Conká, como influenciadora, também precisa movimentar as mídias sociais pra trabalhar, e ela está trabalhando. Será que a trajetória dela não está minimamente presente na jovem? Como dizem, se você vive muito tempo em um ambiente, em algum momento você absorve alguma coisa dele. E seria muito difícil imaginar que ela não vai voltar a erguer as bandeiras de luta social.

Porém, a forma hipócrita como ela levantou tais estandartes acabou prejudicando o movimento social que é, de fato, legítimo. Sabe quando as feministas fazem merda e se colocam superiores? Então, esse tipo de coisa desvirtua o movimento, e acontece de forma especialmente cruel para aqueles que são socialmente/economicamente desprivilegiados. Suas ações representam todo o corpo social ao qual eles pertencem, o que é, algumas muitas vezes, injusto, especialmente quando a bandeira não é de fato levantada. Se Karol erra, é justo dizer que o movimento negro inteiro erra? É justo dizer que as mulheres são todas hipócritas?

Obviamente não. E eu como homem branco cis certamente não vou saber o que é viver o preconceito na pele. Não será todo o corpo de homens brancos cis nisso. Não será todo o corpo de amantes de matemática, nem o corpo das pessoas que trabalham com computadores. Serei eu e apenas eu. As pessoas não estarão me pré-julgando, e, provavelmente, me darão o direito de errar algumas vezes, apesar da implacabilidade do mundo empresarial.

E quando as pessoas tentam minar a tentativa de redenção de Conká, eu entendo que é exatamente isso que está acontecendo. A sociedade, com um preconceito velado, tenta evitar que tenha mais negros influenciadores. - Os negros da comunidade LGBT sofrem preconceito dentro de um grupo que, teoricamente, prega inclusão! - As pessoas tentam desmerecer o trabalho de Conká, mesmo com uma arte que teve o seu devido respeito. Ela compôs a música de abertura de uma das temporadas de Malhação, tem noção do alcance que ela tinha? Obviamente isso se perdeu, e agora ela luta pra reconquistar um pedaço disso e continuar seguindo em frente, como todo mundo tenta depois de errar.

Então, é raso dizer que ela é simplesmente hipócrita sem analisar toda a sua história, e especialmente sem ser capaz de saber e toda a situação que se passava dentro da casa, além das edições da Globo. Abusiva ela foi, e isso certamente deve ser consertado. O pedido de desculpas e a tentativa de reparo deve existir. A tentativa de cancelar uma pessoa para sempre por ações abusivas, vai evitar que essa pessoa seja abusiva a partir desse ponto? Não seria mais prudente trazer essa pessoa para o escrutínio da sociedade para que ela esteja mais ciente e aprenda mais com seus erros, ao invés de tentar isolá-la num canto, onde a raiva e o abuso provavelmente vão crescer?

Pera. Isso não é exatamente o que acontece com o sistema carcerário?


Imagens:

https://www.terra.com.br/diversao/streaming/a-vida-depois-do-tombo-tem-falhas-mas-humaniza-karol-conka,8438fb852b26bc04343dc24b2ed51b256hcrk38g.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário