quarta-feira, 29 de abril de 2020

Hardcore Devel #74 - Desenferrujando

Então depois de muito tempo. Eu voltei. Não eu blogueiro porque eu tento estar aqui pelo menos todo mês, mas eu programador!


E meu ambiente de desenvolvimento está de volta. Hoje eu vou falar um pouquinho dele e da paia que eu geralmente sofro pra montá-lo.

Eu sou um cara teimoso e exótico. Eu não faço código em qualquer ambiente primeiro porque eu não faço código eu qualquer linguagem - a menos do meu emprego. Eu gosto de fazer código em C ou C++. Segundo que pra ficar um decente tem que ter um ambiente Unix pq é lá que tu vai penar pra fazer o bagulho funcionar. Eu particularmente sou extremamente fã do FreeBSD e continuarei usando-o como distribuição favorita independente da Apple o usar pra fazer o kernel do seu OSX.

Dito isso, após obter um FreeBSD virtualizado ali na maquina virtual porque eu ainda não consegui fazer a migração completa para o FreeBSD ainda (mas qualquer eu chego lá), tem que recompilar o Kernel. Isso aí, recompilar o Kernel. Por que fazer algo tão arriscado assim? Primeiro porque é bacana e tu tira mó onda - "Po aí recompilei o kernel da minha máquina" - e segundo porque se você gosta de pensar nos recursos do seu sistema você sabe que tem muita coisa ali dentro que você não precisa.

Legal, então recompilado o kernel, pra ele ficar beeeeeeem piquititinho, aí ta na hora de dar alguma roupagem pq, por mais que eu consiga escrever uns bagulhos no vi, ainda é muito chato usá-lo como editor de texto pra fazer esse tipo de trabalho especialmente quando você quer codificar um bagulho grande e tem uma cacetada de arquivo. Então primeiro precisamos de uma interface gráfica, você pode não conhecer mas a interface se chama X. Mais especificamente Xorg (xis org).

Uma vez que você instala o X você não necessariamente tem janelas. Você tem uns bagulho meio loko de interface gráfica e talz. Como o TWM(WM é Window Manager, é o cara que gerencia as janelinhas), não me agrada muito eu instalo o wmii que é uma interface MUITO leve, que tu utiliza quase que completamente pelo teclado. Dá uma futucada no .xinitrc pra iniciar o X com o wmii de Window Manager e taca-lhe pau. Só tá faltando agora um editor de texto.

Eu geralmente uso o gedit, mas dessa vez eu não sei que zica que deu no meu FreeBSD que ele não quis iniciar o gedit e aí eu fui atrás de outro, o Geany, que parece ser bastante promissor, e se parece bem com aquilo que eu preciso.

Então é isso que ces tão vendo no screenshot. Um FreeBSD virtualizado com o Kernel recompilado, uma interface gráfica ultra leve e ultra chique, com um editor de texto levíssimo também.

E o compilador? FreeBSD vem com compilador de C e C++ embutidor de fábrica. São os LLVM CLang, não são os GNU Compilers da vida. Você pode me julgar por algumas coisas, como por exemplo o fato do GCC geralmente gerar um código mais rápido do que o CLang, mas se você gosta de engenharia de sistemas, saiba que o Linux e o projeto GNU dá umas desviadas dos padrões bem sutis pra fazer o que ele quer.

É isso aí, to desenferrujando. Vamos tocar uns projetos pra frente. Quem sabe o MinArena não sai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário