sábado, 15 de junho de 2019

Polêmica #76 - Jornalismo Investigativo

E tá o Brasil pegando fogo! E sabe o que a gente faz? A gente pega uma carona na narrativa para gerar o que?


Pra jogar lenha na fogueira, carvão na máquina, hemácia no sangue e, enfim, gerar...
POLÊMICA

Na verdade dá pra falar sobre muita coisa, mas eu vou tentar não me restrigir a nomes, mas há uma grande probabilidade deles aparecerem por aqui, então se aparecer segue o barco.


Jornalismo é uma coisa complicada cara. Desde as eleições de 2016 a galera fala de notícia falsa pipocando por aí igual uma coisa, e as pessoas passaram a dar algum valor a jornalismo e a checagem de fatos. Toda essa afirmação feita aqui a trás é completamente duvidável porque a quantidade de gente que continua lendo e espalhando notícia falsa parece só aumentar, aumentando dessa forma a demanda por mais fontes de checagem de fatos.

Mas enfim, o que interessa aqui é o jornalismo investigativo. Sabe quando a gente vê a galera nos filmes falando que o sonho dos jornalistas é achar um furo de reportagem? Pois é, o furo de reportagem é justamente quando o jornalista consegue arrumar evidência de alguma entidade particularmente íntegra cometendo atos ilícitos e consequentemente corrompendo a sua integridade. São coisas que atraem os olhos do público, porque se tem uma coisa que o povo gosta é de ver hipocrisia.

Então veja bem, como é que um jornalista obtém esse bendito furo. Geralmente fazendo merda porque essas coisas são obtidas invadindo a privacidade alheia. Muitas coisas que esses caras procuram, são as informações privadas que acarretaram nos atos públicos, até porque ato público todo mundo vê, todo mundo mostra, mas a informação privada, que mostra que os caras são tudo filho da puta, é aquela que vale mais. É importante frisar que uma informação privada que não mostre corrupção e sacanagem, que só corrobore razões nobres para os fatos públicos, não vale a pena.

Sim, é possível, arrumar furo só olhando fato púlico, mas a quantidade de correlações provavelmente vai ser BEM grande e a teia de fatos certamente vai ser bem complicada.

E além disso o cara que faz essa investigação ele corre um risco proporcional ao da entidade sendo exposta. Um cara que exponha um escândalo de corrupção no governo certamente vai ter algum caçador de aluguel atrás da cabeça dele, ou ainda pior, da família dele. Deve ser por isso que esses caras provavelmente não tem familia.

Então seguindo a lógica, esses caras vivem a margem da lei pra poder relatar pras pessoas fatos que provavelmente nunca seriam revelados caso não houvesse transgressão, e são fatos particularmente  danosos, apesar de serem coletados em nome do escândalo, mas que em geral põem em cheque a integridade de pessoas cujo DEVER é a integridade. A pergunta real é, esses caras são heróis por exporem a sujeira ou vilões pelos seus métodos excusos?

O que quer que a mídia faça por métodos excusos jamais poderá influenciar diretamente em decisões da justiça, porém, a influência indireta pode bater no ministério público para o início de investigações e justamente por isso que o trabalho de jornalismo investigativo é tão poderoso. Obviamente todos os fatos obtidos dessas investigações são meramente fatos, e o verdadeiro poder surge da capacidade de criar narrativas a partir disso.

E se não há quem quebre a lei para desvendar as falcatruas, como elas serão reveladas?


Imagens:
https://www.matafogo.com/item/blog/225/109

Nenhum comentário:

Postar um comentário