terça-feira, 18 de outubro de 2016

Polêmica #62 - Logística

Logística é um problema comum no nosso cotidiano, e por ser tão recorrente, já deveríamos saber como solucioná-lo.


Só que essa malita logística está em tudo de forma invisível e muitas vezes nós somos incapazes de perceber isso. Senhoras e senhores, bem vindos à sua fonte preferida de polêmica!

Por que a logística está como polêmica? Porque fazer a logística de uma determinada coisa sempre é uma polêmica, ainda mais no Brasil. Antes da gente falar de toda a polêmica que uma logística gera, vamos falar um mínimo sobre logística aqui:

Logística é basicamente gestão de recursos. A logística de um determinado processo é a gestão dos recursos do mesmo. Da mesma forma, a logística de um objeto é a gestão de recursos do mesmo. A logística só é chata mesmo porque ela gera uma coisa chamada Cadeia de Suprimentos(Supply Chain para os metidos a besta), que é basicamente a razão das coisas serem mais caras no supermercado da sua cidade.

Vamos lá, vamos falar um pouco de economia aqui. Suponha que você é um escultor e você faz banquinhos de pedra. Você tem basicamente 2 tarefas:
  1. Encontrar uma pedra que possa ser esculpida.
  2. Esculpir a pedra conforme você quer
Pronto. Isso é o suficiente, mas isso significa que você gasta parte do seu tempo indo catar uma pedra, outra parte esculpindo a pedra, e então você vende isso por quanto você acha que o seu trabalho vale. Até aí tudo perfeitamente justo e normal.

Suponha que agora você tem alguem pra te fornecer pedras pra esculpir. Menos trabalho de catar a pedra, mas isso significa que você pode fazer mais banquinhos, só que agora você tem um problema, a pedra não é mais de graça, em outras palavras, não é mais você que gasta tempo catando a pedra, é outro cara e esse cara não vai catar pedras pra você de graça. Você precisa gastar outra coisa pra poder comprar as pedras e continuar o seu trabalho. Dependendo do valor que ele esteja cobrando pelas pedras, você vai ter que encarecer o valor do banquinho.

Deu pra começar a entender o que é essa Cadeia de Suprimentos?

Pois é. Agora você sabe duas coisas. Que a cadeia existe e deixa tudo mais caro no supermercado. Isso se aplica basicamente a qualquer produto ou serviço concedido. Tudo o que é necessário para que um serviço seja concedido é incluído no preço do mesmo além do preço pelo serviço em si, que geralmente representa o lucro. Esses gastos todos vão de salários até o café que os funcionários bebem.

- Mas isso não é polêmica é uma aula de logística.

A Logística começa a se tornar polêmica quando você começa a quebrar a situação atual. Suponha que todo apartamento agora tenha um pequena varanda pra se fazer uma mini-horta. A produção de determinadas coisas nessas mini-hortas certamente vai fazer o preço de determinados produtos cair porque a demanda desses produtos vai diminuir.

Só que se a demanda cai, isso significa que vai ter menos gente produzindo e que você vai começar a tirar o emprego de algumas pessoas. Será mesmo que as pessoas deveriam mesmo fazer mini-hortas em suas casas? Os produtores e Manjericão vão acabar tendo que demitir alguns funcionários...

E o Lixo? Existe um preço pra poder fazer a limpeza dos ambientes, desde a coleta básica de lixo até a limpeza de determinados dejetos e residuos especiais como material de hospital ou um cadáver. Começar a remover o lixo responsávelmente significa retirar o emprego de diversas pessoas que trablham nesses segmentos, correto?

Certamente que sim. A demanda por esse tipo de serviço gera esse tipo de emprego. Acredito que todos os países possuem empresas especializadas em limpeza, que infelizmente nem recebem muito treinamento, mas que estão lá, mas se as pessoas começarem a limpar as coisas pode ser que elas nunca mais voltem a aparecer.

Será que estamos prontos para quebrar a logística atual e criarmos empresas menos dependentes de determinados serviços?

Nenhum comentário:

Postar um comentário